A escolha dos utensílios para a cozinha deve unir praticidade, qualidade e, sobretudo, não pode comprometer o preparo dos alimentos. E se aliado a esses fatores beleza e charme entrarem também como pré-requisitos? Já há algum tempo as panelas vem ganhando designs diferenciados e sofisticação com materiais que vão desde o inox, passando pelo vidro, ferro e até pedra sabão. Entre as matérias primas utilizadas, o ferro fundido apresenta inúmeras vantagens, como o equilíbrio na condução de calor (o que ajuda no cozimento do prato e também na manutenção da temperatura). Outro benefício é que as panelas de ferro funcionam como fontes de suplementação desse mineral. 

A linha de Caçarolas Cantaloupe, que pode ser encontrada no Pão de Açúcar, traz uma diversidade de tamanhos e modelos. Uma em especial chama a atenção pela funcionalidade: com duas panelas que se encaixam, o conjunto pode ser utilizado unicamente ou separadamente. No primeiro caso a frigideira opera também como tampa. O design moderno e arrojado garante ainda uma boa apresentação à mesa. 

Com o objetivo de manter a qualidade do produto, é recomendável a utilização de utensílios de madeira, nylon ou silicone para evitar riscos no esmalte interno. Além de não deformarem e não quebrarem, as panelas fabricadas em ferro fundido esmaltado trazem uma vantagem extra já que o esmalte cria uma camada protetora que evita o aparecimento de ferrugem e a liberação excessiva de ferro na comida. E seja qual for o motivo de escolha da panela é importante estar atento às funcionalidades e benefícios que o produto pode agregar ao dia a dia.