Pais e professores estão acostumados com a síndrome, popularmente chamada de hiperatividade, inclusa no quadro de sintomas do TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Mas identificar corretamente a hiperatividade não é uma tarefa fácil, pois pode ser muitas vezes confundida com o comportamento natural das crianças.

Quando houver alguma suspeita por parte dos pais, é importante avaliar os filhos em diferentes ambientes para analisar seu comportamento e saber se é algo constante ou ativado por uma causa externa. É preciso que a criança apresente os mesmos sintomas tanto em casa como na escola, por exemplo.

Os principais sintomas são:
Inquietação
Distração
Falar excessivamente
Dificuldade em seguir instruções

O déficit de atenção, outro sintoma parte da TDAH, pode ser predominante, porém mais comum em adultos. Os pacientes vão apresentar dificuldades cognitivas como desatenção para ler, escrever e executar tarefas, explica Dr. Elza Dias, neurologista do Hospital Daher.

O diagnóstico deve ser feito por um médico especializado. É necessária uma consulta médica e psicológica, na qual serão avaliados os sintomas e verificados se ocorrem em pelo menos duas condições: escola/ trabalho, família/sociedade. O adulto para ser diagnosticado deve ter algum destes sintomas desde os sete ou 12 anos, observa a Dr. Elza.

O tratamento da hiperatividade em adultos baseia-se em medicamentos para controlar a doença, como psicoestimulantes. Em crianças o tratamento é mais complexo, pois será necessária também, uma terapia cognitiva comportamental, processo para compreender certos transtornos mentais. A terapia envolve sessões com os pais e com a criança, onde incluirá uma avaliação para determinar o tratamento mais adequado.

Para que a hiperatividade não se agrave ou desenvolva na fase adulta, é necessário que se reconheçam os sintomas ainda na juventude para prevenir frustrações futuras na vida pessoal e profissional.