Para o representante da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu, Jorge Brandt, o modelo da ciclofaixa tem de ser modificado, ou acabar, por não cumprir com os objetivos para o qual foi lançado. A ideia da ciclofaixa é boa, mas a forma de implantação foi errada. Uma das funções do circuito é mostrar ao ciclista como ele deve se portar no trânsito e ensiná-lo as regras para circular pela cidade de forma integrada aos carros. E isso não acontece. As ciclofaixas na região central não cooperam com a educação aos ciclistas”, afirma.
Ele exemplifica um dos equívocos. “As faixas estão pintadas do lado esquerdo da via e, portanto, as bicicletas circulam do lado errado. Os usuários devem estar sempre pelo lado direito da pista, onde veículos em baixa velocidade devem trafegar, ensina, referindo-se às leis de trânsito.
Danilo Herek, também cicloativista, critica o trajeto implantado pela gestão anterior de apenas quatro quilômetros passando pela região central. O circuito liga o nada a lugar nenhum. Não leva a lugares de interesse do público. Não é um passeio aprazível, não tem atrativos, argumenta.
Outro problema apontado pelo cicloativista é que há mais de 20 pontos de conflito entre carros e bicicletas em apenas quatro quilômetros de extensão do circuito. O pior, no entanto, é que esse projeto não educa as pessoas. Não atende a ciclomobilidade, afirmou.
Herek, inclusive, não trata o projeto da região central como ciclofaixas, mas como um circuito ciclístico de lazer. Essa é a verdadeira denominação do projeto. A ciclofaixa existe quando é devidamente sinalizada e utilizada de forma permanente, exemplifica.
O projeto — colocado em prática aos domingos, das 8 às 16 horas, na região central de Curitiba — tem sido bastante criticado desde a sua implantação em outubro de 2011. Além de apresentar problemas na visão dos cicloativistas, não caiu no gosto popular.
Órgãos da Prefeitura estudam possíveis modificações no projeto das ciclofaixas. Neste primeiro momento estão sendo analisadas propostas voltadas ao lazer dos ciclistas. O lazer vai servir como fator de incentivo ao uso da bicicleta e conscientização das pessoas, disse o secretário Aluísio de Oliveira Dutra Júnior.
A questão das bicicletas co mo modal de transporte em Curitiba foi um dos temas mais discutidos durante a campanha eleitoral de 2012. E ideia defendida pelo atual prefeito. Gustavo Fruet inclusive fez um trajeto entre a Cãmara Municipal e a Prefeitura de bicicleta no dia da sua posse.