Dormir bem significa manter-se saudável e disposto ao longo do dia. Para muitos, dormir é um problema, pois com as dificuldades e o estresse do dia a dia, o sono acaba sendo prejudicado, causando o surgimento de doenças, como a apnéia do sono.

Um distúrbio do sono que é mais comum entre os homens, a apnéia é  uma parada respiratória que ocorre durante o sono e dura mais de 10 segundos. Isto acontece devido a dificuldade da passagem do ar para os pulmões. A apnéia do sono é um problema multifatorial. Na maioria das vezes, pacientes com apnéia são obesos, e por serem obesos há dificuldade na respiração, explica o médico especialista em distúrbios do sono e otorrinolaringologista, Dr. Marcus José.

Sonolência excessiva no período da tarde, cansaço, irritabilidade, estresse, diminuição da memória e concentração são alguns dos sintomas da apnéia do sono. Um dos primeiros sinais que a doença apresenta é aquele em que o paciente sofre com a sonolência excessiva diurna, ou seja, ele pensa que dormiu durante a noite quando na verdade ele lutou a noite toda para dormir, resultando no cansaço no dia seguinte, afirma.

Além do mal-estar causado, a apnéia favorece o surgimento de outras doenças, tais como: infarto, doenças coronarianas e acidente vascular cerebral.  O diagnostico deste distúrbio é feito pela polissonografia (exame do sono). Uma vez diagnosticado, o paciente deverá fazer um tratamento clinico, caso seja obeso. Se o paciente for obeso, o tratamento acontece, inicialmente, através da perda do peso. Em geral, o tratamento ocorre através da utilização de um aparelho (CPAP) que concede ao paciente uma respiração continua durante todo o período do sono, disse o especialista em distúrbios do sono. Não existem medicamentos para tratar a apnéia.

Para evitar a doença, o paciente deve se manter alerta para os sintomas que podem surgir. Caso apareçam alguns dos sintomas da apneia do sono é recomendável a procura de um especialista para fazer o diagnostico e dar inicio ao tratamento.