Inibição ou desconforto em situações, ambientes ou grupos que não lhe são familiares ou corriqueiros, isso é a timidez. Seja qual for seu conceito de timidez todos concordam que esse embaraço pode ser muito prejudicial aos relacionamentos. A boa notícia, no entanto, é que ela pode ser alterada com ações diárias, contanto que a pessoa saia da zona de conforto.

Existe uma diferença entre pessoa reservada e tímida.  Pessoas reservadas ou introvertidas não gostam de se expor, porem não se bloqueiam frente a novas situações. A timidez, no entanto, impede a realização do que se deseja, explica Cibele Nardi. É importante também observar que existem quadros de timidez, isto é, a pessoa pode se sentir constrangida em determinada situação e segura de si em outras.

A timidez se torna um problema quando impede o individuo de realizar objetivos, estabelecer bons relacionamentos, ter novos aprendizados e até mesmo ser feliz. A timidez está relacionada com estar à vontade consigo mesmo. A questão é como o indivíduo se sente neste lugar com estas pessoas. Por algum motivo, elas não estão se aceitando, ou se permitindo viver aquele momento como poderiam, define a Life Coach Cibele Nardi.  

Alguns exercícios podem ser feitos diariamente, como se desafiar. Se uma pessoa tem pavor de ir a uma festa onde terá poucos conhecidos, o interessante é que ela vá a este evento e converse ao máximo com pessoas desconhecidas, exemplifica. A solução, portanto, é uma só: confrontar medos e situações que nos bloqueiam.