Iniciativas que estimulam o hábito da leitura e ampliam a formação universal de alunos e trabalhadores vêm se consolidando como importantes aliadas da indústria. O Programa de Desenvolvimento de Competências de Base, do SENAI, por exemplo, promoveu a formação de leitores. Já o SESI aumentou o acesso ao conhecimento para trabalhadores por meio de uma rede de bibliotecas que, ao longo de 2012, recebeu mais de 104 mil usuários e realizou 73,3 mil empréstimos. Em Santa Catarina, O SESI e o SENAI integram o Sistema FIESC.

Ao longo do ano, as unidades do SENAI buscaram valorizar socialmente a leitura, com ampla divulgação de dicas de livros, exposições artístico-literárias, feiras de troca de livros e premiação dos usuários que mais realizaram empréstimos nas bibliotecas. Com o auxílio de professores, 15 grupos de estudo de língua portuguesa, apoiados por material didático especialmente desenvolvido, aprimoraram a compreensão por meio da escrita.

A leitura também foi incentivada com a aquisição de novos títulos técnicos e de literatura. Com isso, a rede de bibliotecas do SENAI fechou o ano com 116.384 títulos – cerca de 12 mil a mais que 2011 – e 261.460 exemplares, crescimento de 19 mil. Ao todo, foram realizados 208.532 empréstimos. Em 2013, a intenção é desenvolver a competência em matemática e, no próximo ano, a escrita.

Em 2012, o SESI inaugurou a 12ª unidade do programa Indústria do Conhecimento, que coloca à disposição dos trabalhadores acervo com títulos acadêmicos e de literatura em geral, jornais, periódicos, CDs e DVDs, gibis, além de um centro multimídia com computadores. O SESI/SC foi o primeiro Estado a instalar uma unidade do Programa Indústria do Conhecimento no Brasil, em 2007. O projeto é uma iniciativa do SESI Nacional voltado à promoção e acesso ao conhecimento.

Os ambientes das bibliotecas do SESI são projetados de forma a facilitar a acessibilidade física, em locais bem situados, com boas condições para leitura e estudo, tecnologias adequadas e horários apropriados para os usuários. Santa Catarina conta com bibliotecas nas cidades de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Rio do Sul, Vargem Bonita, Ibirama, Caçador, Videira, Jaraguá do Sul e Gaspar.