Beber refrigerantes faz parte da rotina de milhares de pessoas. Quando estamos cansados ou com muita sede, nada melhor do que a famosa bebida gaseificada para refrescar o calor, mas devemos estar cientes que o consumo excessivo de tais refrescos pode trazer grandes maus à saúde e, sobretudo, aos dentes e à boca.

De acordo com o Ministério da Saúde, 29,8% da população brasileira consome refrigerante, ao menos, cinco vezes por semana, quando o recomendável seria de apenas duas. Além de roubar o cálcio do organismo, o consumo diário está entre os maiores causadores da obesidade.

É comum também casos ao redor do mundo de pessoas que perderam todos ou grande parte dos dentes com a ingestão exacerbada desse tipo de bebida. O australiano de apenas 25 anos, William Kennewell, precisou trocar toda a sua dentição após uma rotina de 6 a 8 litros ingeridos por dia, além de uma série de problemas digestivos.

O cirurgião-dentista Dr. Normando Scarabotto, formado pela USP, expoente em Estética e Saúde Bucal e membro da American Dental Association (ADA), diz que em sua formulação, os refrigerantes levam grande quantidade de açúcar, principal causador da cárie. Após ingerir alimentos que contém glicose, restos ficam entre os dentes e se transformam em ácido, corroendo o esmalte e penetrando na raiz, acrescenta o dentista.

O consumo consciente de refrigerantes é necessário para aquele que desejam ter dentes fortes e brancos, uma vez que o sabor cola, um dos mais procurados, possui cafeína em sua formulação e deixa os dentes amarelos mais facilmente.

Para não precisar fazer implantes e usar dentadura tão cedo, a alimentação também contribui muito para se ter uma boca saudável. Optar por alimentos não cariogênicos (que não provocam cárie) é uma ótima saída. Dentre eles, os mais comuns são as proteínas, vegetais, gorduras e frutas. Leite, ovos, carnes e peixes são também igualmente importantes para uma boa calcificação dos dentes, principalmente nas crianças, afirma o Dr. Normando.

Sempre preocupado com a estética bucal de seus pacientes, Dr. Normando aperfeiçoou sua técnica de remodelação dos dentes. Antes, o tratamento durava cerca de 4 horas e agora, dentro de até 2 horas, o dentista propicia dentes novos e perfeitos.

O Dr. Normando acredita que para termos saúde bucal eficiente, devemos nos atentar a pelo menos 5 minutos diários de cuidados com a nossa boca, além, é claro, de tomar bebidas gaseificadas com moderação. Elas são ótimas, ma  devemos prestar atenção na quantidade que a ingerimos, finaliza o dentista.