O Coritiba decide neste domingo (3), às 16 horas, o título do primeiro turno do Campeonato Paranaense. E será em um confronto direto. O adversário, o Londrina, é o único time que ainda pode impedir os coxas-brancas de faturarem o turno. A partida, no estádio do Café, em Londrina, começa às 16 horas. Quem se sobressair na partida que encerra o turno, garante vaga na final do Estadual.

Na classificação do Paranaense, o Coritiba tem 24 pontos em 10 jogos e lidera o turno. O Londrina vem logo atrás, com 23. Assim, os coxas-brancas jogam pó um empate para assegurar o turno. O Tubarão, por sua vez, tem o mando de campo a seu favor. A final ainda confronta o time de melhor ataque (Londrina), com 25 gols em 10 jogos, e a equipe de melhor defesa (Coritiba), com 4 gols sofridos.

Se há equilíbrio nos números que envolvem o jogo, o mesmo não se pode dizer do retrospecto. Desde 1992, quando foi campeão estadual, o Londrina não ganhou mais nada – a não ser a segunda divisão estadual. No mesmo período, o Coritiba conquistou sete vezes o Estadual, sendo três nos últimos três anos.

Nesse momento, isso (retrospecto) não influencia. A decisão tem muitos aspectos motivacionais, afirmou o técnico do Coritiba, Marquinhos Santos. No momento em que o árbitro inicia a partida, isso não tem mais validade. Mas a gente pretende dar seguimento a esses números.

Para este domingo, Marquinhos tem dois desfalques certos, o ala-direito Gil (machucado) e o atacante Deivid (suspenso). Para suprir a ausência do primeiro, o treinador vai realocar Patric, que vinha atuando pela esquerda, para o lado direito. E Eltinho entra na esquerda. No ataque, a vaga será de Júlio César.

A dúvida é quando ao meia-atacante Rafinha, que sente dores no tornozelo. Na semana, ele testou Arthur na posição. E Arthur deve jogar, caso o titular não se recupere. Estou trabalhando com o Arthur, a gente pode jogar junto, com a ausência do Deivid e do Rafinha, que ainda não se recuperou, falou Júlio César, artilheiro coxa-branca no Estadual com 5 gols. Entre eu e o Júlio, ele joga mais na frente e eu mais me movimentando. Isso o Marquinhos pediu para mim, corroborou Arthur, que pertence ao Londrina e está no Coritiba por empréstimo.

Adversário

A partida contra o Coritiba, neste domingo, é vista como a mais importante do Londrina nos últimos anos. Mesmo porque o time não disputa uma final em nível de primeira divisão desde 1992, quando foi campeão paranaense. A expectativa é tanta que prevê-se casa cheia no estádio do Café. O presidente do Londrina, Sérgio Malucelli, declarou que o preço do ingresso cai pela metade – de R$ 40 para R$ 20 – se houver mais de 20 mil pessoas no estádio. Na noite desta sexta-feira (1), o clube confirmou que mais de 20 mil entradas foram vendidas.

O técnico do Londrina, Cláudio Tencatti, pretende confirmar o time apenas momentos antes do jogo. Há duas dúvidas. Na lateral-esquerda, Wendel cumpre suspensão. Os volantes Silvio e Serginho Paulista (ambos ex-Paraná) concorrem por essa vaga. No ataque, Tencatti pode manter a dupla Neílson-Weverton, mas pode sacar este último para colocar Alexandre Oliveira.

 

Londrina x Coritiba

Londrina

Danilo; Maicon, Dirceu, Gilvan e Silvio (Serginho Paulista); Diogo, Bruno, Germano e Celsinho; Neílson e Weverton (Alexandre Oliveira). Técnico: Cláudio Tencatti.

Coritiba

Vanderlei; Leandro Almeida, Pereira e Chico; Patric, Willian, Robinho, Alex e Eltinho; Rafinha (Arthur) e Júlio César. Técnico: Marquinhos Santos

Árbitro: Felipe Gomes da Silva

Local: Estádio do Café, em Londrina, domingo, às 16 horas