A festa organizada para o duelo entre Londrina e Coritiba, no Estádio do Café, no interior do estado, tem caráter especial. O onze contra onze de domingo (3) define o título do primeiro turno do Campeonato Paranaense 2013, mas carrega um simbolismo especial de nostalgia não apenas entre os donos da casa. Envolve também o ídolo coxa-branca Alex, que retorna ao palco onde guardou nas redes o primeiro gol como profissional. Por outro lado, terá de encarar a pressão de um Tubarão que pretende voltar a disputar uma final estadual esperada desde meados da década de 1990.

Mais de 20 mil torcedores são esperados para o duelo que terá em campo um já consagrado internacionalmente Alex, de reencontro com o gramado onde protagonizou alguns dos momentos mais importantes de sua carreira. Pelas contas do jogador, recém repatriado junto ao Fenerbahçe, da Turquia, onde se tornou praticamente incontestável, foi nesse mesmo Estádio do Café, em jogo válido pelo Campeonato Paranaense de 1995, que o ainda pretendente a ídolo do Alto da Glória marcou seu primeiro gol como profissional. Na ocasião, vitória sobre o Matsubara, que passava temporada em Londrina, por 4 x 0, no dia 7 de junho.

A sensação foi fantástica. Jogava há dois ou três meses como titular no time profissional, tive varias chances de fazer o gol e não saia. E em uma tarde contra o Matsubara consegui fazer o gol, afirmou Alex, em entrevista exclusiva concedida antes de assinar com o Coritiba, durante uma das ações que ele promoveu em ajuda ao Hospital Pequeno Príncipe, na capital paranaense.

Anos depois, no Pré-Olímpico 2000, Alex viria a conquistar novos feitos em solo londrinense. Entre partidas emblemáticas, a que ganhou evidência foi justamente o tímido empate, por 1 a 1, contra a Seleção Chilena. O Brasil não venceu na noite de 19 de janeiro, mas o gol feito pela cria coxa-branca ficou na história por ser em daqueles jogos considerados de número mil da equipe canarinho. No ano passado, um outro milésimo jogo chegou a ser realizado pela CBF, contra a Colômbia, nos Estados Unidos.

As contas que revelam o duelo histórico em solo paranaense foram feitas na época pelo historiador Duílio Martin, envolvendo jogos oficiais da Seleção principal, não oficiais, de equipes olímpicas e pan-americanas. Nesse mesmo Pré-Olímpico, Alex ainda ganhou evidência pelo golaço feito contra a Argentina, em vitória por 4 a 2, no primeiro jogo da fase final. Limpou um defensor e encobriu o goleiro adversário, marcando o primeiro gol brasileiro naquele jogo. Duelo histórico no interior do Paraná, com participação de grandes nomes como Ronaldinho Gaúcho, o meio-campista, dono da noite – marcou os outros 3 gols. A torcida londrinense, com reforço daqueles que viajaram de fora pra ver a peleja, foi ao delírio, comemorando dias depois o título da competição.

Momentos inesquecíveis que o ídolo também fez questão de guardar como especiais em sua vida futebolística. O Estádio do Café está marcado na minha carreira. Realmente o Café e a cidade de Londrina sempre me trazem grandes recordações, disse ele. Resta saber agora se, ao final dos 90 minutos, quais cores de festejo vão ganhar destaque no norte do Paraná neste final de semana.