Recentemente, o Papa Bento XVI surpreendeu o mundo ao anunciar sua renúncia do cargo de líder da Igreja Católica por motivos de saúde. Um dos problemas que acomete o papa, no entanto, é muito mais comum do que se imagina: a Osteoartrite. Também conhecida como Artrose, a doença é um desgaste das articulações dos joelhos, quadris e tornozelos. Ele, que já vinha usando uma bengala, estava evitando muitos exercícios.

De acordo com o estudo inédito Cenário Atual & Tendências da Osteoartrite no Brasil, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (ABMFR) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ) com o apoio da Zodiac, mais de 10 milhões de brasileiros sofrem com Artrose (Osteoartrite) no País e a perspectiva é de que até 2015 este número salte para 12,5 milhões.

Deste montante, 61% são mulheres. Além dessa questão, vale saber que a osteoartrite é uma doença bastante prevalecente na população e de fácil diagnóstico por meio de exames clínicos e de imagem. Apenas 42% dos pacientes com a doença estão diagnosticados atualmente. Em cinco anos, a expectativa é que esse número atinja 55%.

A doença se manifesta mais cedo nos homens, particularmente no joelho antes dos 60 anos e depois no quadril após essa idade. Na mulher o período da menopausa acelera os índices de prevalência, alcançando níveis próximos ao dos homens, às vezes superando-os.

De acordo com a Mestre e Doutora em Medicina pela USP, Dra. Pérola Grinberg Plapler, é possível prevenir a progressão da osteoartrite. Para isso é importante um diagnóstico precoce, além do uso de medicamentos adequados, a prática de exercícios físicos regulares e cuidados com a alimentação para controle do peso, afirma. 

O estudo contou com a participação de um Comitê Científico formado por 62 especialistas na fase qualitativa, complementada pela fase quantitativa por 2.282 questionários respondidos por profissionais médicos de todas as regiões do País, que definiram o retrato atual da osteoartrite.

Campanha Mexa-se contra a Artrose – Além do estudo, foi iniciada a campanha Mexa-se contra a Artrose, apoiada pela Zodiac, para conscientizar o público leigo da seriedade da doença que pode resultar na perda da qualidade de vida e, nos casos mais graves, limitar os movimentos. Com caráter educativo, já percorreu as principais capitais e cidades brasileiras durante o ano de 2012 com palestras médicas para todos os tipos de público.

Entre os principais tópicos abordados nesses eventos estão as melhores práticas de prevenção e tratamento da doença, além de cuidados e práticas que podem aumentar a qualidade de vida da população.

O objetivo é promover maior integração do público final com a doença, para que, no primeiro sinal da osteoartrite, um médico seja consultado.