A pouco mais de três meses da abertura da Copa das Confederações, que começa em 15 de junho, o Ministério do Esporte realizou ontem, com as autoridades de Brasília — cidade que sediará o jogo inaugural — e do Comitê Organizador Local (COL), a primeira reunião de integração operacional dos diversos órgãos responsáveis pela organização do evento. Nesta etapa, crítica para o êxito da competição, serão conferidos todos os serviços e a logística do torneio, como mobilidade urbana, segurança, acessibilidade, controle de ingressos, aeroportos, acomodações, telecomunicações, energia e vigilância sanitária.
O jogo de abertura ocorrerá em 15 de junho, entre Brasil e Japão, no Estádio Nacional Mané Garrincha, que está com mais de 90% das obras concluídas. As reuniões de integração se estenderão até 2 de abril nas seis cidades brasileiras que sediarão jogos da competição. Segundo informou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, essas reuniões têm o objetivo de “integrar esforços e conferir o andamento dos planos operacionais em todas as áreas essenciais para realização do evento”. A seguir, serão realizadas reuniões de checagem no Rio, hoje, Fortaleza, amanhã, Recife, em 26 de março, Salvador, no dia seguinte, e finalmente Belo Horizonte, em 2 de abril. Em entrevista à imprensa, após abrir a reunião de Brasília, Aldo Rebelo afirmou que o planejamento da Copa das Confederações lhe dá a certeza de que o Brasil realizará uma competição “à altura” das expectativas do mundo.

Flamengo
Time com melhor pontuação na fase de classificação da Taça Guanabara, embora tenha sido eliminado na semifinal diante do Botafogo, o Flamengo estreia hoje como favorito na Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca, em jogo contra o Resende. O Flamengo vai ter duas modificações. Na zaga, entra Alex Silva na vaga de Wallace. E no meio, Carlos Eduardo, badalado reforço que vinha de atuações irregulares, cede a vez para Rodolfo.

Botafogo
O Botafogo liberou o jovem volante Jadson para acertar sua transferência com a Udinese. Na segunda-feira, o jogador de 19 anos viajou para a Itália para finalizar a negociação. O time é o mesmo do meia Maicosuel (ex-Paraná), outro que passou pelo elenco botafoguense. Neste ano, o Botafogo também negociou o lateral-esquerdo Márcio Azevedo (ex-Atlético) com o Metalist, da Ucrânia. Por Jadson, o clube carioca deve receber 2,5 milhões de euros (R$ 6,3 milhões).

Vasco
O Vasco está negociando com o jovem zagueiro Gabriel Paulista, que tem 22 anos e é titular do Vitória. Eleito o melhor da posição no Campeonato Baiano de 2012, o atleta afirmou ontem que seu empresário foi sondado pelo clube carioca, que está à procura de um jogador para a posição.

Palmeiras
O presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, deixa claro que todas as ameaças feitas na semana passada para as facções organizadas não foram apenas bravatas de um dirigente tentando fazer média com os torcedores. O clube já enviou para a polícia e também encaminhará para a Federação Paulista de Futebol (FPF), até o início da semana que vem, alguns documentos pedindo punição aos membros da Mancha Alviverde que participaram da confusão no Aeroporto de Buenos Aires, na quinta-feira passada.

Fluminense
De “folga” na Libertadores, pela qual só volta a jogar no dia 10 de abril, o Fluminense se prepara para a primeira rodada da Taça Rio, no próximo domingo, contra o Audax. Ontem, o técnico Abel Braga mostrou que pode fazer mudanças no time. No treino tático, testou a linha de frente com os meias Rhayner e Wagner e os atacantes Fred e Wellington Nem.

Santos
Após finalmente marcar o seu primeiro gol com a camisa santista no último domingo, quando o time venceu o Atlético Sorocaba por 2 a 1, fora de casa, pela 11ª rodada do Campeonato Paulista, o meia Montillo festejou ontem o fato de que seguiu contando com a confiança do técnico Muricy Ramalho mesmo sem estar em boa fase. Contratado como grande reforço nesta temporada, o jogador argentino vinha tendo suas atuações questionadas pela torcida, mas conseguiu fazer jus ao seu potencial neste último compromisso.

São Paulo
O São Paulo viaja hoje para a Argentina envolto em muito mistério. O técnico Ney Franco optou por fechar para a imprensa todos os treinamentos antes da partida de quinta contra o Arsenal e não quis entregar a formação que o time usará neste compromisso da Libertadores. Sem poder contar com o atacante Luis Fabiano e o volante Wellington, ambos suspensos, ele prefere não revelar se usará três atacantes ou dois meias (Jadson e Ganso). Os jogadores também concordaram em não dar mais detalhes.