O prefeito de Pinhais e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Assomec), Luizão Goulart recebeu na semana passada representantes do Projeto Rede Cidade Digital e do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP). Durante o encontro, foram acertados os detalhes para a realização do Congresso Regional de Cidades Digitais. A intenção é promover o encontro dia 23 de maio em Curitiba envolvendo todos os municípios da Região Metropolitana e Litoral, servindo de preparação para o Congresso Estadual que acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro.

O objetivo principal é conhecer o atual cenário das cidades digitais no Paraná, para definição de estratégias que sedimentem a posição do estado neste segmento. Segundo os promotores, a ideia é juntar todos os que estão desenvolvendo alguma ação ligada às cidades digitais, para universalização de conhecimentos, escolha das melhores opções, troca de experiência, visando melhorar o que já está sendo feito e estimular o surgimento de novos empreendimentos. Para isso, haverá espaço para apresentações de políticas públicas, de diferentes tecnologias, de projetos e propostas de governos e, também, de perspectivas de gestores públicos e da iniciativa privada.

Existem no Paraná pelo menos 42 cidades digitais, de acordo com o mapeamento disponível no portal www.redecidadedigital. com.br. Os modelos que predominam são aqueles de iniciativa das prefeituras, com recursos locais. Há, ainda, municípios incluídos no programa do Ministério das Comunicações, por meio da Secretaria Nacional de Inclusão Digital, que incluiu, na primeira fase, oito cidades paranaenses.
O público-alvo do congresso e dos eventos que o precedem é formado por prefeitos, gestores públicos, vereadores, empresários do setor de tecnologia e pessoas que tenham interesse no tema.