Um dia após o Bayern de Munique aplicar uma sonora goleada por 4 a 0 no Barcelona e praticamente selar sua classificação à final da Champions League, o Borussia Dortmund recebeu outra equipe espanhola, o Real Madrid, e também venceu com prioridade: 4 a 1 com atuação de gala do polonês Lewandowski, autor de todos os gols de sua equipe.

Para chegar à final, o Real Madrid, que descontou nesta quarta-feira (24) com Cristiano Ronaldo, terá de vencer por 3 a 0 ou quatro gols de diferença. Já o Borussia está perto de voltar à final da competição, estágio que só alcançou em 1997, quando foi campeão contra a Juventus.

O Real Madrid tinha alguns desfalques importantes para a partida. Arbeloa (suspenso), Essien e Marcelo (machucados) não participaram do jogo. Modric, mesmo sem estar 100%, começou a partida. Já Di María, fora da condição ideal, ficou como opção no banco.

O Borussia, dono da casa, contava com força máxima, com o retorno de Hummels na defesa, o que fez com que o brasileiro Felipe Santana, heróia na classificação contra o Málaga, ficasse no banco. 

O Jogo

O Borussia entrou em campo marcando forte no meio de campo e se lançando com velocidade ao ataque. A 1ª oportunidade de gol foi dos alemães, aos sete minutos. O primeiro gol veio no lance seguinte, aos 8, quando Götze, anunciado ontem como o primeiro reforço do Bayern de Munique para a próxima temporada, cruzou para Lewandowski marcar.

Apesar do gol, a pegada dos alemães continuou a mesma. O Real Madrid até conseguiu ficar mais com a bola, mas pouco ameaçava o goleito Weidenfeller, que só trabalhou a primeira vez os 23 minutos, em cobrança de falta de Cristiano Ronaldo. 

Após um ótimo começo, o Borussia reduziu o ritmo. O Real Madrid não dominava, mas já havia equilibrado o jogo. E eis que CR7 se aproveita de falha da defesa adversária e empata o jogo, já no fim da 1ª etapa, aos 43 minutos: Subotic recuou para Hummels, que tocou para Weidenfeller, mas o passe saiu fraco e ficou de graça para Higuaín, que, na saída do goleiro adversário, tocou para Cristiano Ronaldo completar para o gol vazio.

A falha fez o time alemão despertar novamente e, logo aos cinco minutos, Reus tocou para Lewandowski girar na área e bater rasteiro para recolocar o Borussia na frente. 

Cinco minutos depois, o terceiro gol: Schmelzer chutou cruzado da esquerda e Lewandowski, de novo ele, dominou, tirou a marcação e chutou no ângulo esquerdo para marcar um belo gol.

E a festa da torcida aurinegra ficou ainda mais feliz aos 21 minutos, quando Reus foi derrubado na área por Xabi Alonso. Na cobrança, Lewandowski bateu no alto e no meio e converteu a cobrança. 

A partida de volta da semifinal ocorrerá na próxima terça-feira, no Santiago Bernabéu, às 15h45 (de Brasília).