Estamos em um momento em que sobram vagas e falta gente qualificada em muitos setores. E os números estão aí para comprovar. De acordo com o Ministério do Trabalho, em março deste ano houve um crescimento de 0,63% no índice de empregos com carteira assinada. Foi o melhor mês de março desde 2010.
Por esses e outros motivos, quem é bem qualificado, dificilmente fica mais do que três meses desempregado. Nesse contexto, ficar muito tempo parado é uma marca negativa no currículo, pois a maioria dos recrutadores desconfia que possa haver algum problema com a pessoa ou com o que ela está buscando. Muitas vezes as pessoas procuram empregos que não correspondem à sua experiência,  qualificação, nem com o que gostam e têm aptidão.
Uma pesquisa realizada no ano passado por professores da escola de negócios Anderson, da Universidade da Califórnia (UCLA), e da Universidade do Estado de Nova York, em Stony Brook, comprova que recrutadores fazem associações negativas com candidatos desempregados, preferindo os que estão trabalhando.
Portanto, quem está tentando há tempos uma vaga, ou passando por processos seletivos e ainda não conseguiu nada concreto deveria aproveitar o tempo ocioso para estudar, fazer freelas, pequenos projetos ou trabalhos voluntários. Só não vale ficar parado. Ter atividades paralelas mostra que o profissional não está acomodado, é ativo, antenado e está usando produtivamente seu tempo enquanto espera conseguir a posição ideal. Ter uma postura assim, dá muito mais argumentos positivos para qualquer entrevista.
Por isso, nada de ficar esperando que o sonhado emprego caia do céu. Informar as pessoas mais próximas que atuam em áreas de seu interesse, buscar referências e atualizar o currículo, tornando-o resumido e impactante, são algumas dicas importantes para quem está em busca de novas oportunidades. Boa Sorte!

Eduardo Ferraz é consultor em Gestão de Pessoas há 21 anos e especialista em treinamentos usando como base a Neurociência comportamental. Acumula mais de 30.000 horas de experiência prática em empresas de vários segmentos.  É pós-graduado em Direção de Empresas e autor do livro Vencer é ser você, pela Editora Gente. Para mais informações, acesse:www.eduardoferraz.com.br ;  www.facebook.com/eduardoferrazconsultor