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E-commerce investe em formação contra falta de talentos

14/05/13 às 00:00   |  Hamilton Ferreira Fonseca - hamiltonfonseca@netpar.com.br

 Apesar de pagar salários acima da média do mercado, empresas têm dificuldades para achar mão de obra qualificada. Um profissional júnior que trabalha no comércio eletrônico ganha, na maior parte dos casos, um salário compatível com o da categoria sênior - se analisados casos semelhantes em outros segmentos. O valor recebido chega a ser até 60% superior ao que o funcionário deveria ganhar com as qualificações que possui, segundo estimativas do diretor da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (câmara e-net), Gerson Rolim.
 
Distorção torna mais difícil ainda
Tamanha distorção torna difícil a contratação de funcionários no e-commerce. Em pesquisa da consultoria e-bit, 274 lojas virtuais afirmaram que 65% dos candidatos a emprego entrevistados em 2012 não preenchiam requisitos exigidos. Essa carência de gente capacitada estimula, de um lado, o "roubo" de profissionais de empresas consagradas, como o Submarino - ex-funcionários do site são figuras frequentes em empreendimentos iniciantes. Por outro lado, é também um estímulo à criação de cursos voltados exclusivamente para o e-commerce.

Cursos on line e universidade corporativa
O grupo Buscapé, que nasceu com o comparador de preços, oferece 32 cursos online e três presenciais em sua universidade corporativa. As áreas de conhecimento variam de logística a SEO (estratégia para aparece no topo dos resultados de uma busca na web), e 70% dos professores são da própria companhia. "Entre as pessoas que procuram os cursos estão donos de lojas físicas que pretendem abrir loja virtual e pessoas que veem oportunidade de construir carreira no setor", diz o diretor da Universidade Buscapé, Daniel Cardoso. Uma empresa de e-commerce precisa de profissionais com conhecimento em marketing digital, links patrocinados, métricas na web, atendimento ao cliente e logística.

O que não fazer
Segundo Cardoso, na Universidade Buscapé ensina-se inclusive o que não fazer: por exemplo, montar um site animado todo em Flash, que não é facilmente achado no Google. Há lições ainda sobre os empreendimentos que têm maior chance de obter sucesso. "Hoje, ou você parte para o nicho ou tem uma ideia revolucionária", diz André Lucena, que fez um curso no Buscapé e pretende montar um site de artigos para corrida de rua. A iniciativa do Buscapé também tem um interesse comercial. O grupo tem 14 empresas e os cursos ensinam como usar os serviços dessas companhias.

Câmara Net e Sebrae
Há também outros projetos voltados para o ensino do e-commerce no País. A câmara e-net diz que vai ministrar cursos a partir de abril de 2013 em parceria com o Sebrae. A E-commerce School, de São Paulo, tem hoje 20 cursos na grade que custam de R$ 30 a R$ 3 mil. Já a ESPM forma 100 alunos por ano, desde 2007, no curso "E-commerce: os novos caminhos do varejo".

Empresas investem em treinamento interno
Já a Netshoes, que vende calçados e acessórios na web, investe no treinamento interno de sua mão de obra para não ter de participar de "leilões" por trabalhadores. A empresa tem um centro de treinamento que ocupa um andar inteiro de sua sede, em São Paulo. O total de horas de treinamento aumentou de 20 mil, em 2010, para 153 mil, no ano passado. A Netshoes, que hoje mantém uma "escola de negócios", montará sua própria universidade corporativa este ano.

Curtas
*  O Hospital Cardiológico Costantini promove nos dias 17 e 18 de maio um seminário sobre cardiologia do exercício, que vai debater dois temas: treinamento de corrida e reabilitação cardíaca. Informações:
(41) 3013-9267

*  No próximo dia 23 de maio, das 19h10 às 22h10, a Endossa/loja colaborativa recebe a primeira edição em Curitiba do workshop “Sua Casa do Seu Jeito”. O evento trará dicas de decoração e design para quem gosta da área, mas não tem experiência. Informações: (41) 3387-9233.

*   Programa Estação de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever, que em 12 anos já arrecadou mais de 67 mil toneladas de materiais recicláveis, consolida-se como o primeiro programa de parceria entre varejo e indústria no cenário nacional de reciclagem. O programa beneficia mais de 6,9 mil pessoas direta e indiretamente por ano.

*  A Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Paraná (ABRH-PR) realiza hoje no Cietep o evento Mesas Temáticas, com o tema “A Comunicação Corporativa como ferramenta de engajamento”, com o palestrante Adeildo Nascimento.

Frase:
"Quanto mais eu vivo, mais eu percebo o impacto da atitude na vida. Ela é mais importante que o passado, que a educação, que o dinheiro, que as circunstâncias, que os fracassos, que os sucessos, e do que as outras pessoas pensam, dizem, ou fazem.
"Chuck Swindoll”

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