A fiscalização da Lei Seca vai ficar ainda mais dura em Curitiba. A ordem é que as blitze no trânsito sejam acentuadas a partir do meio do ano. Porém, junto com a fiscalização mais forte, uma campanha de conscientização também será desencadeada nos próximos dias. Estas medidas mais rigorosas serão feitas a partir de uma parceria entre a Prefeitura, Polícia Militar e o Instituto Paz no Trânsito. O mote da campanha de combate a embriagues ao volante será a Lei Seca vai pegar.
Ontem, representantes daa PM, Prefeitura e do Paz no Trânsito, se reuniram no Comando-Geral da PM para definir a parceria para a realização de uma grande campanha de mídia direcionada à Lei Seca, além de diversos programas para conscientizar a população a não dirigir sob o efeito do álcool nas ruas da Capital. Uma das ações já definidas é que, a partir de junho, as blitze serão intensificadas na cidade.
A Lei Seca está implantada há um bom tempo e temos a orientação do prefeito Gustavo Fruet para termos tolerância zero com o álcool no trânsito de Curitiba e evitarmos as mortes em acidentes. Precisamos humanizar mais a convivência na nossa cidade, afirmou o secretário extraordinário de Relações com a Comunidade, Caíque Ferrante. Segundo ele, a realização de mais blitze e ações educativas ajudarão a evitar a mortandade e a criminalidade causadas pela bebida.
A fiscalização da Lei Seca irá acontecer quase que diariamente na capital, com trabalho conjunto do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e Guarda Municipal. A campanha de mídia irá destacar anúncios em mobiliário urbano, ônibus e internet, além de ações em bares e estabelecimentos noturnos.

A Polícia Militar colocou seu efetivo à disposição da campanha e deve ceder cadetes da Academia de Polícia para as fiscalizações educativas que deverão ser organizadas pela Setran. Desde já os alunos da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) e outros efetivos da PM, principalmente do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), estão disponíveis para apoiar a campanha, afirmou o comandante Geral da PM, coronel Roberson Luiz Bondaruk.
A campanha pelo respeito à Lei Seca é uma brilhante iniciativa, que vai ajudar muito o trabalho já realizado pela PM no trânsito de Curitiba. O que estiver ao nosso alcance será feito para que a campanha decole. Com as parcerias, teremos segurança constante na cidade, disse Bondaruk
Para a presidente do Instituto Paz no Trânsito, Christiane Yared, a parceria entre todos os órgãos envolvidos com o trânsito da cidade fará a diferença para a mudança do comportamento das pessoas. Esta junção de forças vai salvar muitas vidas. A sociedade está pedindo isso e temos agora uma grande possibilidade de mudança de comportamento. Esta campanha tem que ser constante, deve continuar nas próximas gestões de Curitiba e se estender a todo país, confirmou.