Coça aqui, coça acolá: você já viu seu pet usando as patinhas para se coçar? Essa é uma das atitudes mais comuns que os bichinhos têm, e infelizmente a causa principal da coceira são as pulgas. Segundo a médica veterinária do Hospital Veterinário Pró Vita Rhéa Cassuli Lima dos Santos, manter o controle antipulgas em dia é fundamental.

As pulgas são parasitos que se reproduzem muito rápido. Então, manter o controle antipulgas a cada 30 dias é essencial para evitar problemas. Geralmente, a coceira se dá na região lombar, caudal e na nuca, explica a veterinária. 

Outra causa da coceira nos bichinhos é a pele seca. Segundo Rhéa, em épocas frias a pele fica mais ressecada e, assim como os humanos, os pets também sofrem com isso. A pele seca acaba deixando aberta algumas lacunas, fazendo exposição da inervação e permitindo a entrada de alérgenos. Com isso, a coceira aumenta. Outro problema é que a pele seca fica mais suscetível a doenças dermatológicas causadas por bactérias. Cães das raças Poodle, Maltês e Lhasa Apso, por exemplo, são os alvos principais, esclarece. 

Além das pulgas e da pele seca, a alergia alimentar também pode causar coceira. Por isso é importante ficar de olho na ração do animal, e sempre ter a orientação de um veterinário se houver qualquer alteração na pele do bichinho.  Para ficar longe desses incômodos, a dica é simples: ambiente higienizado, alimentação saudável e hidratação constante do pet. O ambiente que o cão ou gato fica deve estar sempre limpo, e é importante alertar que os donos não façam a medicação sem a supervisão do veterinário de confiança, finaliza Rhéa.