A secretária municipal da Mulher, Roseli Isidoro, esteve nesta quarta-feira (22) na Assembleia Legislativa do Paraná para apoiar e contribuir com o projeto de criação da Patrulha Maria da Penha, proposto pelo deputado Alexandre Curi para Curitiba e Região Metropolitana.

Baseada na Lei Maria da Penha, a patrulha deverá ser composta por agentes policiais militares que atuarão e acompanharão os casos de violência doméstica, assim como cumprimento das medidas protetivas.

O projeto foi inspirado em um programa de grande sucesso na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e tem foco nas mulheres que são vítimas de violência doméstica por parte de seus maridos, companheiros, filhos, pais e demais parentes. O parlamentar vai procurar os secretários estaduais da Segurança Pública, da Justiça, da Família e Desenvolvimento Social e convidou a secretária Roseli Isidoro para participar de uma reunião de trabalho para detalhar os próximos passos do projeto.

Em Porto Alegre, a Patrulha Maria da Penha é composta por quatro policiais militares que fazem rondas nas regiões de maior incidência de casos de violência doméstica. Os agentes foram instruídos e preparados especificamente para desenvolver a operação, sobretudo para garantir o cumprimento das medidas protetivas. Nas equipes sempre terão duas agentes femininas para que as vítimas se sintam mais acolhidas para relatar o fato. As visitas às residências são feitas durante o dia, mas à noite também são realizadas rondas para garantir a segurança das famílias.