Criador de uma lâmpada que nunca queima, o espanhol Benito Muros, da SOP (Sem Obsolescência Programada), está sendo ameaçado de morte por conta de sua invenção.

Em entrevista ao site espanhol El Economista, Muros afirmou que luta por uma sociedade que não viva da descartabilidade. Sua lâmpada, disponível para compra online, custa cerca de 37 euros. Ele garante que ela dura mais de 100 anos, mas a garantia oferecida é de 25 anos.

Apesar da novidade ser de extrema importância, respeitando o meio ambiente e não gerando resíduos que, por vezes, acabam desembocando em containers de lixo no terceiro mundo, a novidade não foi bem recebida no mercado. Segundo Muros, os distribuidores alegam que vivem das lâmpadas que queimam.

O conceito de obsolescência programada surgiu na década de 1920. O intuito era criar um novo modelo de mercado que fabricaria produtos com curta durabilidade, obrigando os consumidores a adquirir novos produtos de forma acelerada e sem uma necessidade real.

Na entrevista, Muros explica o que é a SOP. Se trata de um movimento que denuncia a Obsolescência Programada. Lutamos para que as coisas durem o que tenham que durar, porém os fabricantes de produtos eletrônicos os programam para que durem um tempo determinado e obrigam os usuários a comprar outros novos. A lei permite! O consumo de nossa sociedade está baseado em produtos com data de validade. Mudar isso suporia mudar nosso modelo de produção e optar por um sistema mais sustentável. Os fabricantes devem ser conscientes de que as crises de endividamento como a que vivemos são inevitáveis e que podemos deter o crime ecológico.

A ameaça que o espanhol recebeu dizia: Senhor Muros, você não pode colocar seus sistemas de iluminação no mercado. Você e sua família serão aniquilados. O espanhol já apresentou denúncia na polícia.