Entrevistado pelo ator Lázaro Ramos no evento que apresentou sua nova chuteira, da Nike, o atacante Neymar disse ontem, no Rio, que ainda se sente muito emocionado com a transferência do Santos para o Barcelona, oficializada no último sábado. “Foi difícil demais. Tomei a decisão com minha família, que me ajudou muito. Estou realizando um sonho, muito feliz com o novo desafio e por um lado também triste por deixar o Santos, onde vivi nove anos”, disse o jogador de 21 anos. “Dei a notícia da transferência pelo Instagram. Fico toda hora mexendo ali”, contou Neymar, sendo interrompido pelo ator, que lembrou o número de seguidores do atacante na rede social: mais de 1,5 milhão. No centro cultural no bairro da Saúde, no Rio, havia cerca de 200 jornalistas – a maioria estrangeiros – para assistir ao evento organizado pela empresa fornecedora de material esportivo, que tinha o novo reforço do Barcelona como protagonista.
Neymar disse ainda que o sonho de jogar no Barcelona era alimentado pela companhia de craques que ele terá no clube espanhol. Citou Iniesta, Xavi, Messi e os brasileiros Daniel Alves e Adriano. Ainda teve tempo de enaltecer quatro grandes nomes do futebol brasileiro que, segundo ele, são seus grandes ídolos: Ronaldo, que já parou de jogar, Robinho, Kaká e Ronaldinho Gaúcho.

Botafogo x Santos
O Botafogo será o primeiro adversário do Santos após a saída de Neymar. Poderia ser um alívio para os botafoguenses, mas não é bem assim. Em 2012, o atacante não participou dos dois confrontos entre as duas equipes: uma vitória santista e um empate. Com o Engenhão ainda interditado, o Botafogo mais uma vez terá de mandar seu jogo no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ). Para amenizar o impacto provocado pela perda de Neymar, a diretoria santista admite que já negocia com o Milan para repatriar o atacante Robinho pela segunda vez. Também estão bem cotados no clube os nomes do atacante Nilmar, que pretende deixar o Al-Rayyan, do Catar, e do meia Diego, ídolo da geração de 2002 no Santos, que atualmente joga no Wolfsburg, da Alemanha.

Atlético-MG
O meia-atacante Bernard, que disputará a Copa das Confederações, está na mira do Borussia Dortmund, que enviou uma proposta à diretoria do Atlético-MG. Porém, a pedida do vice-campeão da Liga dos Campeões para levar o jovem atleta está aquém do esperado pelos dirigentes atleticanos, que pretendem receber 20 milhões de euros. P clube alemão fez uma proposta no valor de 16 milhões de euros pela revelação do Campeonato Brasileiro de 2012.

Goiás x Corinthians
Mal começou a competição e o Goiás já está sob pressão. Depois do vexame na estreia do último domingo, ao levar uma goleada de 5 a 0 do Cruzeiro, o time goiano volta a campo hoje, quando recebe o Corinthians, a partir das 22 horas, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. O técnico Enderson Moreira estuda mudanças na escalação do Goiás, mas tem dúvidas. Na zaga, por exemplo, Rodrigo pode substituir Valmir Lucas. E no meio-de-campo, Renan ou Hugo correm risco de serem trocados por Ramon. No Corinthians, o atacante Alexandre Pato retorna ao time titular.

Flamengo x Ponte Preta
Depois da eliminação precoce no Campeonato Carioca e de provocar muita desconfiança na torcida, o Flamengo surpreendeu o Santos e dominou o jogo de estreia no Brasileirão, no último domingo, em Brasília. Mas faltou o gol. Hoje, o time enfrenta a Ponte Preta, às 21 horas, no Estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora (MG). Depois do empate em 0 a 0 com o Santos, os jogadores do Flamengo não participaram de nenhum treino com bola. A Ponte, por sua vez, tem um bom retrospecto recente contra o adversário. Não perde desde 2005 — depois, a Ponte venceu cinco jogos e ainda aconteceram oito empates.

São Paulo x Vasco
Se ainda não atingiu o padrão de jogo desejado pelos seus torcedores, o São Paulo ao menos cumpriu seu objetivo na estreia no Brasileirão, quando venceu a Ponte Preta fora de casa. Hoje, diante do Vasco, a partir das 19h30, no Morumbi, mais do que conquistar a segunda vitória seguida, a equipe busca o volume de jogo para garantir a meta de chegar à paralisação da Copa das Confederações, após a quinta rodada, entre os primeiros colocados do campeonato. O Vasco ainda não poderá contar com seu novo reforço: o atacante André, que veio por empréstimo do Santos.

Náutico x Vitória
O Náuitico conta com o apoio de sua torcida para encarar o Vitória, a partir das 21 horas, no Estádio dos Aflitos, no Recife, pela segunda rodada do Brasileirão. O clube vive um clima de despedida do Estádio dos Aflitos. Além do confronto de hoje, fará apenas mais um jogo no local: domingo, contra a Portuguesa. Depois disso, passa a utilizar a Arena Pernambuco, recém-construída em São Lourenço da Mata, na região metropolitana do Recife, para a Copa do Mundo de 2014. No Vitória, o volante Cáceres, fortemente gripado, acabou vetado. Já o lateral-esquerdo Mansur sentiu uma contusão na coxa direita.