O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR), fez ontem, em Curitiba, um teste com um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), que será utilizado na fiscalização de obras. O teste de ontem teve o objetivo de verificar o funcionamento e a capacidade de monitoração desta nova tecnologia. Os VANTs são aeronaves que se mantém no ar com grande estabilidade, possibilitando duas formas de voo: a fixa, cuja rota é determinada via controle remoto ou autônoma, na qual o trajeto é programado.
Com cerca de 60 cm de diâmetro, esses veículos poderão fiscalizar as obras em execução na cidade. Os VANTs possuem grande autonomia de voo e perfeitos para fotografias e filmagens aéreas em tempo real, informações que são transmitidas para uma base georreferenciada, associando-as então à sua localização.

O VANT será usado como ferramenta de fiscalização, mas o CAU quer uma ação menos punitiva. Vamos efetivar uma ação mais educativa do que punitiva. E estando tudo regularizado, a obra ganha um selo de qualidade do Conselho, atestando sua regularidade, diz o presidente do conselho, Jeferson Dantas Navolar.
Com o VANT, o CAU também espera descobrir obras irregulares ou clandestinas e a prospecção de outras, como por exemplo, em áreas de risco e de preservação ambiental.