O uso civil de drones ainda aguarda regulamentação, mas empresas que alugam esse tipo de equipamento no País estão cheias de trabalho. Na falta de legislação específica, elas seguem as regras do aeromodelismo. Além disso, dizem aceitar apenas trabalhos em que haja total segurança.
Os drones, também chamados no Brasil de veículos aéreos não tripulados (vants), são aviões ou helicópteros que voam sem piloto e são controlados à distância. Há desde modelos que cabem na palma da mão até veículos militares do tamanho de um avião convencional.
Seu uso civil cresce no mundo inteiro, mas carece de regulação em muitos países, incluindo nos Estados Unidos, maior mercado mundial. No Brasil, fabricantes pressionam a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que ela defina as regras para o setor
Para as empresas que alugam esse equipamento no País, não faltam clientes. Os mais frequentes são produtoras de vídeo, construtoras e mineradoras. O último vídeo que fizemos foi para a propaganda do Partido Republicano (PR), conta Vinicius Hipólito, sócio-fundador da AV Air Films, de Brasília, que aluga e vende drones. Já filmamos casamentos, shows, eventos de skate .
Já a Idrone.tv, de São Paulo, praticamente só aluga seus drones para filmagens.