Bem Paraná – A receita do Estado cresceu 13% no primeiro quadrimestre, mas a despesa aumentou 20%. Parte disso com pessoal. Por que?
Richa – Um ou outro maldosamente querer dizer que são cargos em comissão. Sabe quanto representam os cargos em comissão? Menos de 1% (dos gastos com a folha). Cargo em comissão puro. Porque tem servidores que até pela importância do cargo, pessoas que ordenam despesas, chefes de repartição, por força de lei tem que receber uma gratificação. Isso também é computado como cargo em comissão. Só que essas pessoas são funcionários efetivos do Estado. Agora tínhamos o menor efetivo policial do Brasil. Tive que contratar policiais. Tive que aumentar o salário deles. Contratei 17 mil professores. Aumento salarial para os professores. Tive que criar a Defensoria Pública. O Paraná e Santa Catarina eram os únicos estados do Brasil que não tinham. Inclusive está no meu plano de governo. Técnicos para a Emater. Arrebentado o Iapar, instituto de pesquisa agrícola que foi o mais respeitado do Brasil.  Estamos reativando. Tudo isso para melhorar a estrutura do Estado para garantir serviços com mais qualidade. Modernizando a máquina do Estado.

Bem Paraná – Houve  situações como essa em outras áreas?
Richa – Exemplo: Hospital Regional do Sudoeste Valter Pecoits: assumi e nos primeiros meses autorizei a contratação de 524 servidores de saúde. Só em um hospital. Agora foram mais 300 no hospital regional de Ponta Grossa, que não funcionava. Na pressa, no final do governo, inauguraram um monte de hospital, que não funcionava. 

Bem Paraná – Na questão do pedágio o governo conseguiu negociar a duplicação de vários trechos de rodovias. O que falta para um acordo mais geral?
Beto Richa – Eu estou otimista. Basicamente assumi com o compromisso de campanha de despolitizar o assunto. Nas campanhas eleitorais o pedágio baixava, depois recompunha o valor, ‘pedágio: abaixa ou acaba’, só enganação. Eu falei que ia tratar com responsabilidade, chamando as concessionárias para conversar e fazer prevalecer o interesse público. Retomamos os investimentos em todas as regiões praticamente. E estamos para lançar dentro de alguns dias outros anúncios de duplicação. Para tratar no âmbito técnico criei a agência reguladora. Estamos revendo todos os contratos. São individuais. Não pense que é uma negociação só. Cada concessão é um contrato individual.

Bem Paraná – O senhor disse recentemente que tinha grande chance de chegar a um acordo para a redução das tarifas e duplicação de todo o Anel de Integração?
Richa – eu disse que estava otimista, não posso anunciar e frustrar uma expectativa que é enorme. Mas estamos aguardando o resultado das auditorias, desse levantamento dos procuradores do Estado. O entendimento que está aí com agência reguladora, para poder concluir. O importante que o diálogo está existindo.

Bem Paraná – O senhor acha que este ano pode sair isso?
Richa – Tem que aguardar. Não posso prever. O importante é que vamos anunciar vários e vamos anunciar mais duplicações.