O canal CNN divulgou uma pesquisa que aponta uma queda de oito pontos na aceitação de Obama em relação ao mês anterior. Assim, a proporção de americanos que aprova a ação de Obama caiu a 45%, o menor nível desde novembro de 2011.

A pesquisa da ORC International para a emissora americana foi feita em um momento marcado por uma série de polêmicas envolvendo amplos programas de vigilância desenvolvidos pelos serviços de inteligência como parte da luta antiterrorista, revelados pelo ex-agente Edward Snowden à imprensa.

Segundo o estudo, 54% das pessoas entrevistadas criticam a política do presidente, nove pontos a mais que em maio. Além disso, 50% dos americanos não acreditam que Barack Obama seja “honesto e digno de confiança”, fato inédito desde que o democrata chegou à Casa Branca.

“A queda do nível de confiança em Obama é alimentada por uma espetacular queda de 17 pontos de seu apoio entre os menores de 30 anos, que estavam, ao lado dos afro-americanos, entre os seguidores mais leais do presidente”, explicou Keating Holland, diretor de pesquisas da CNN.

Para a pesquisa, realizada por telefone, foram consultadas 1.014 pessoas entre 11 e 13 de junho.