Matricular os filhos muito cedo em cursos de idiomas também pode revelar um pouco de ansiedade dos pais. As crianças precisam de tempo para brincar, descansar. Os pais não precisam se desesperar para colocar muito cedo as crianças em cursos de línguas, disse Ane Cibele, coordenadora do núcleo de línguas da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR). A preocupação dos pais é de criar filhos bem sucedidos, mas querem desenvolver uma capacidade que as crianças ainda não têm condições de exercer, definiu a professora Verônica Branco da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Alguns cuidados na hora de matricular a criança em um curso de línguas, no entanto, precisam ser tomados. Quem começa a estudar antes outro idioma acostuma o ouvido. Aprende com mais naturalidade e fica sem sotaque. Mas os pais devem observar muito bem a qualidade dos professores, se eles têm capacidade para trabalhar com crianças, afirmou a professora Ane Cibele Palma, da PUC-PR.
O ensino deve ser feito por meio de atividades lúdicas, para construir o vocabulário através de brincadeiras, explicou a professora Verônica Branco da UFPR. (AK)