A Associação Comercial do Paraná (ACP) iniciou ontem uma campanha por mais táxis em Curitiba. Em publicação na imprensa da Capital, a associação chama a atenção para os prejuízos que não só o cidadão, mas também o comércio e os serviços sofrem com o tamanho da frota atual.  Para atingir o índice de outrasa capitais, Curitiba teria de dobrar a sua frota atual, por exemplo.

Em seu comunicado, a ACP se manifesta preocupada com a situação, e solicita às autoridades a adoção de medidas urgentes para a solução deste grave problema, diz o comunicado. Curitiba tem um táxi para cada grupo de 776 habitantes, enquanto Porto Alegre — capital de tamanho semelhante — tem proporção de 1 para 359.

Audiência — A Urbs realiza no próximo dia 4 de julho uma audiência pública para apresentar e discutir com a comunidade as diretrizes para elaboração do edital de licitação para ampliação da frota de táxis de Curitiba.  Esta é a primeira vez que a comunidade é chamada a debater o assunto em Curitiba.
A frota atual da cidade é de 2.252 táxis, e foi formada em 1975, quando a cidade tinha em torno de 600 mil habitantes. Hoje, Curitiba  tem 1,7 milhão de habitantes. Há a expectativa de que pelo menos 300 novas placas sejam licitadas ainda neste ano.