O vírus da gripe H1N1 causou a quinta morte no Paraná, a primeira na cidade de Ponta Grossa, confirmou a prefeitura da cidade interiorana na terça-feira (18).
Segundo informou a assessoria de imprensa da prefeitura, a vítima é um homem de 54 anos que faleceu após dez dias internado. Ele apresentou comorbidade (quando duas ou mais doenças estão relacionadas), tendo desenvolvido o vírus de gripe comum e o H1N1 ao mesmo tempo.
Ele não tinha tomado a vacina e o desenvolvimento dos dois tipos de gripes dificultou o tratamento, informou o supervisor de Vigilância e Saúde de Ponta Grossa, Carlos Coradass.
Em Ponta Grossa, outro paciente internado está sendo monitorado e três pessoas foram medicadas e liberadas. Assim, a cidade chega a cinco casos registrados no ano, enquanto o estado do Paraná já identificou 60 casos com o vírus Influenza H1N1.
Sintomas
A médica da Família e Saúde e supervisora de Gestão em Saúde de Ponta Grossa, Tatiana Cordeiro, explica que aparentemente os sintomas da H1N1 são semelhantes à gripe comum.
Basicamente o paciente apresenta as mesmas características das outras gripes. No entanto, os sintomas da H1N1 são mais fortes, diz. Entre estes sintomas mais fortes, estão febre alta, fortes dores de cabeça e de garganta.
Para evitar a transmissão a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda lavar as mãos com frequência, manter os ambientes arejados e ao tossir ou espirrar utilizar um pano limpo.