Amsterdam é uma cidade fantástica com opções turísticas para todos os gostos. Esqueça as bicicletas, o passeio nos canais que cruzam a cidade, os coffee shops, as vitrines (não convencionais) do bairro da Luz Vermelha, as tulipas e as cervejarias… Sobrou o quê? Museus, muitos museus. São mais de 50 que estão espalhados por todos os cantos da capital holandesa e oferecem ao público coleções extraordinárias, revelando um tesouro artístico precioso que vale a pena conhecer.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

A visita pelos museus holandeses tem como ponto de partida obrigatório o Museu Nacional da Holanda: o Rijksmuseum Amsterdam (www.rijksmuseum.nl/br/informacao-para-visitantes), que após nove anos de reformas reabriu ao público mostrando toda a sua maravilhosa coleção de arte com alguns dos maiores marcos culturais da Holanda, com obras de mestres da pintura como Frans Hals, Jan Steen, Vermeer e Rembrandt. Ali a história dos Países Baixos é apresentada num contexto internacional e de forma cronológica, dividida por quatro pisos e 80 salas. A entrada custa $15 Euros (menores de 19 anos não pagam).

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Próximo ao Rijksmuseum, o turista pode encontrar o belíssimo Museu Van Gogh (www.vangoghmuseum.nl/vgm/index.jsp) que reúne uma coleção com mais de 200 telas, 500 ilustrações e 750 documentos escritos de Vincent van Gogh, o pintor holandês que durante sua vida vendeu apenas uma obra. Hoje, o Museu atrai cerca de 1 milhão e meio de visitantes por ano para ver obras-primas como os auto-retratos de Van Gogh, Os Girassóis, Os Comedores de Batatas, O Quarto em Arles, entre outros pinturas.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Próximo ao Museu Van Gogh e ao Rijks, está o Museu Stedelijk (www.stedelijk.nl/en) que abriga a coleção de arte moderna holandesa e também realiza exposições de arte contemporânea. É um verdadeiro contraponto entre o passado e o presente da arte holandesa mostrando, para nossa felicidade, que a renovação cultural se faz com muita qualidade.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Um museu, digamos, quase caçula da capital holandesa é o Hermitage Amsterdam (www.hermitage.nl/en/). Uma espécie de filial do famoso museu de São Petesburgo, que abriu em 2009 no “Amstelhof”, um lindo prédio às margens do rio Amstel. A grande vantagem desse museu é que as exposições são renovadas a cada seis meses e o visitante tem a oportunidade de conhecer parte da coleção de mais de três milhões de objetos do museu original, sem a necessidade de embarcar até a Rússia.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Para um turismo com crianças e adolescentes existe um museu que é obrigatório: o Nemo (www.e-nemo.nl/en/?), que é o maior centro científico da Holanda possui cinco andares cheios de coisas para fazer e descobrir. O prédio, próximo à Estação Central de Amsterdam, já é uma verdadeira atração arquitetônica e parece um navio saindo do chão. Tudo neste museu está ligado à ciência e à tecnologia. O visitante tem experiências sensoriais inesquecíveis podendo sentir e ver como o mundo funciona.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

OUTROS MUSEUS

Além dos museus destacados o turista poderá encontrar todo o tipo de museu em Amsterdam. Confira:
Casa de Anne Frank – local onde se escondeu e escreveu o seu famoso diário durante a Segunda Guerra Mundial.
Museu Casa de Rembrandt – O edifício onde o famoso pintor viveu desde 1639 até 1659.
Museu Houseboat – Um antigo navio mercante reproduz como é a vida dentro dos barcos que ficam nos canais.
Museu de Tulipas – Conta a historia da tulipa, seu cultivo e curiosidade sobre a planta símbolo da Holanda. 
Museu Judaico – Mostra a histórico, a religião e a cultura judaica dos Paises Baixos.
Museu de Malas e Bolsas (Tassen Museum Hendrikje) – é um museu privado de malas para senhoras. A coleção exibe mais de 3000 malas assinadas por grandes nomes do design como Dior, Chanel e Versace.
Museu Pianola – Um pequeno museu de pianolas mostra pianos automáticos do inicio do século 20, que reproduziam musica usando rolos numa caixa de cartão com um buraco para cada nota musical.
ARCAM – Centro de Arquitetura de Amesterdam – Mostra ao público todos os aspectos da arquitetura de Amesterdam e está situada no ultimo andar de um antigo edifício desenhado por René van Zuuk.
Museu do Sexo – Possui uma extensa coleção de quadros eróticos, fotografias, objetos e gravações de diferentes épocas e culturas de todo o mundo.
Museu da Tortura – Este museu mostra algumas das mais terríveis invenções para torturar.
Museu Erótico – Localizado no coração do Red Light District, conta a história desta área.
Experiência Heineken – Depois de tantas visitas… bateu uma sede? Vá ao museu da Heineken que conta a história de como fazer cerveja, desde o seu processo inicial até chegar ás nossas mãos.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

NOTAS

Adventure Sul
Motivada pela grande procura por pacotes de viagem de formatura para a região Sul do País, a operadora especializada em viagens para jovens Forma Turismo criou novo roteiro. Trata-se do Forma Adventure Sul, que terá como cenário o Plaza Itapema Resorts, localizado na cidade de Itapema. O produto tem como foco  os formandos do 9º ano, que terão a oportunidade de desfrutar de um dos melhores resorts da região sul. A expectativa da operadora é de embarcar cerca de 550 passageiros para a primeira temporada, entre 13 e 16 de outubro.

Placa maravilhosa
O Parque Nacional do Iguaçu recebeu em janeiro deste ano a placa que identifica o local como uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza. A placa, que reconhece esse título, foi doada pela Fundação New Seven Wonders, instituição que coordenou a eleição das novas maravilhas, está instalada na entrada do Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu e já se tornou cenário para registro dos turistas.

Festival na Toscana
O festival de Giostra del Saracino, em que são encenados jogos e exercícios militares medievais ocorre duas vezes por ano: no último sábado deste mês, dia 29 de junho, e no primeiro domingo de setembro. Uma opção de hospedagem é o hotel Latticastelli (www.laticastelli.com), que fica instalado em uma fortaleza construída no ano de 1200 entre Pisa e Arezzo.

Férias guiadas
Para a temporada de verão no Hemisfério Norte, a Trafalgar apresenta atividades e experiências únicas voltadas para as famílias, em especial para as crianças. Entre as opções disponíveis nos Estados Unidos e na Europa, é possível participar de visita a uma escola de gladiadores em Roma ou a uma fábrica de doces, na qual os turistas fazem a própria barra de chocolate.  Nesse sentido, a maioria dos itinerários também inclui bebidas e aperitivos na primeira noite, para que as famílias participantes do tour possam se conhecer e se relacionar melhor durante o período de convivência proporcionado pela viagem. Para as férias de julho, a Trafalgar propõe nove roteiros, com duração que varia de 8 a 11 dias, dependendo do programa escolhido. Mais informações:IE Intercâmbio – 0800 605 3900 ou www.ieintercambio.com.br

Observação de pássaros
Cada vez mais visitantes empunhando binóculos e blocos de notas, no intuito de conhecer de perto as aves locais, procuram as trilhas da Costa Verde & Mar para mais essa atividade junto à natureza. A demanda ganhou força com a chegada de cruzeiros marítimos internacionais, com a presença principalmente de turistas europeus, acostumados com essa prática. A variada fauna é um convite que vem atraindo adeptos também do Brasil. Informações (47) 3404-8000 ou www.facebook.com/costaverdemar

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *******
Rodrigo Browne
[email protected]