Diversos portais de jornais internacionais publicaram reportagens e fotos neste sábado (22) a respeito das manifestações que tomaram as ruas das principais capitais brasileiras e reuniram mais de 1,2 milhão de pessoas de 100 cidades. As reportagens abordaram ainda o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff.

O jornal britânico ” The Telegraph” disse que a presidente Dilma quebrou o silêncio sobre os protestos, na noite desta sexta-feira, afirmando que manifestações pacíficas são parte de uma democracia forte, mas que a violência não pode ser tolerada. O texto está acompanhado de um vídeo com trechos legendados do discurso da presidente.

O jornal americano “The Washington Post”, além de uma galeria de fotos, destacou em reportagem que a presidente Dilma prometeu dialogar com os líderes dos movimentos que reúniram milhares nas ruas do país.

Já o argentino “Clarín” também destaca o discurso da presidente, com o título “Tenho obrigação de ouvir as vozes das ruas” em uma reportagem que também falava sobre as manifestações de sexta-feira, contra a proposta.

O britânico “The Independent” fez um contraponto entre as manifestações dessa semana e o fato de o Brasil sediar a Copa do Mundo em 2014, citando o discurso da presidente Dilma, porém, com menos destaque. 

Reportagem do ‘Washington Post’ fala sobreas propostas  de Dilma. O site da “BBC” traz uma reportagem sobre os protestos dessa semana, também citando a proximidade da Copa de 2014, e um mapa mostrando as cidades onde houve protestos e algumas fotos das manifestações.

O site do jornal francês “Le Monde” repercute o pronunciamento da presidente: “Dilma Rousseff tenta recuperar o controle”. Leia a íntegra. Em reportagem de página inteira, o diário britânico “The Guardian” afirma que os protestos realizados em diversas cidades do Brasil “lançam uma dúvida sobre a Copa do Mundo”.

De acordo com o jornal, as manifestações provocaram cenas “improváveis de serem vistas no país fanático por futebol e é a última coisa que os organizadores da Copa do Mundo desejavam ver no Brasil antes do torneio do ano que vem”.

O espanhol “El País” destacou em seu site a reportagem sobre as manifestações no país e cita que Dilma prometeu um grande plano para o transporte público.

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta sexta-feira (21), durante pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, que vai elaborar um Plano Nacional de Mobilidade Urbana que privilegie o transporte público. Ela também disse que receberá “líderes das manifestações pacíficas” e que conversará com governadores e prefeitos das principais cidades para elaborar um pacto para a melhoria dos serviços públicos.