DCenso realizado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) apontou que a população de papagaios-de-cara-roxa no Paraná é de 5.160 aves. A contagem foi feita entre os dias 24 e 26 de maio no litoral norte do estado, e divulgada nesta terça-feira (25).

A maior área de concentração do papagaio-de-cara-roxa, segundo a SPVS, é o litoral paranaense. A área de ocorrência da ave também abrange o litoral sul de São Paulo e o litoral norte de Santa Catarina.Os dormitórios dos papagaios foram monitorados por pesquisadores e voluntários durante três dias. Quatro contagens por dia foram realizadas em cada dormitório. Cada contagem tinha a duração de uma hora e meia – duas ao amanhecer e duas ao entardecer.

Segundo a coordenadora do projeto, Elenise Sipinski, o número de indivíduos da população do Paraná está estável em comparação aos outros anos. Os dormitórios com maior concentração de aves ficam localizados onde o ambiente está mais conservado, como a Ilha do Pinheiro, no Parque Nacional do Superagui, Ilha Rasa, na Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba, Ilha do Mel e Ilha da Cotinga, na Reserva Indígena, afirmou a coordenadora.O censo é feito no litoral paranaense, desde 2003, pela equipe do Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa e, pela primeira vez, foi realizado nas regiões de Cananéia, Ilha Comprida e Ilha do Cardoso, no litoral de São Paulo. No estado paulista, 1.098 aves foram contabilizadas. No total, o censo registrou 6.258 papagaios-de-cara-roxa no Paraná e em São Paulo.