Ficar de repouso em casa, retornar para as consultas pós-operatórias, ter hematomas, corpo dolorido e inchado. Depois de passar por uma cirurgia plástica, é essencial que o paciente tenha paciência acima de qualquer coisa, pois os resultados não são imediatos – e, mesmo após o retorno para a sua casa, alguns cuidados são necessários para que o resultado da operação seja satisfatório e esse período seja menos dolorido. E muito desses cuidados podem ser feito por meio de uma alimentação saudável. 

Após a operação, o corpo permanece inchado e dolorido durante um tempo, dependendo do procedimento que foi realizado. Para fazer com que o inchaço diminua, além das sessões de drenagem linfática e do uso de malhas de compressão, o ideal é manter uma dieta balanceada, que irá ajudar na recuperação do paciente, explica o Dr. Alderson Luiz Pacheco, cirurgião plástico da Clínica Michelangelo, de Curitiba.

O especialista comenta que, com uma dieta que possua os alimentos certos, o período pós-operatório se torna mais fácil. Ele diz que nessa fase é necessário comer coisas que ajudem a amenizar o inchaço e facilitem a atividade intestinal, pois o paciente ficará certo tempo de repouso.Alimentos benéficos para uma recuperação saudável.

A coisa mais importante de tudo é beber muita água. Sucos naturais e frutas como melancia, melão e abacaxi se encaixam nessa categoria. São alimentos que ajudam a hidratar o organismo, compensar a perda de líquidos e diminuir o inchaço causado pela cirurgia, comenta o especialista.Iogurtes, ovos, abacate, cenoura, beterraba, abóbora, cenoura, damasco, manga, espinafre, couve, tomate, uva, goiaba, castanha-do-pará, salmão e atum, fibras e shimeji e shitake são alguns dos outros alimentos citados por Pacheco como benéficos para esse período.

Cada um desses alimentos possui uma função diferente. O iogurte, por exemplo, ajuda no equilíbrio da flora intestinal. O ovo fornece proteínas e é de fácil digestão. O abacate acaba com o mau colesterol, combate os radicais livres, regula o intestino e possui betacaroteno, vitaminas A, B, C, D, E, proteínas, cálcio, magnésio, fósforo, ferro e potássio. Outro alimento essencial é o suco de limão, pois o limão retém a hemoglobina, evitando a anemia. E por aí segue, comenta.  

Os alimentos que devem ser evitados

Pacheco lembra que, assim como existem alimentos que ajudam nesse período, também existem aqueles que fazem o efeito contrário e podem dificultar mais a sua recuperação. Dois desses vilões são os doces e chocolates. “Além de esses alimentos não contribuírem para a digestão, eles ainda são fonte de gordura e açúcar em grande quantidade”, diz. Além disso, o especialista comenta que os doces também podem levar a um colapso de energia e causar cansaço. 

Outros alimentos que devem ser evitados, pelo menos nesse período de pós operatório, segundo Pacheco, são aqueles que possuem gorduras saturadas ou trans – presentes nos salgadinhos de pacote, na batatinha frita das lanchonetes fast-food, na maioria das margarinas, na pipoca de microondas, nos bolos e tortas industrializados e nas bolachas recheadas, – cafeína, carne vermelha, bebidas alcoólicas, sal em excesso e alimentos fermentativos, como o feijão, a lentilha, o grão-de-bico, e o repolho.