Não tem Segredo, dizia um amigo meu, professor de Química. Vestibular é isso: Não tem segredo. Você só tem que colocar o X na questão correta e pronto! Mas agora, é claro: se você estiver preparado para que seu lápis derrame a marca correta sobre as alternativas, muito melhor. E estar preparado, significa, também, conhecer alguns segredinhos do vestibular. Na prova de História, por exemplo, no que diz respeito à UFPR e outros tradicionais vestibulares de Curitiba, conhecer alguns ingredientes facilita muito.

Grécia e Roma são assuntos marcantes em todos os vestibulares de Curitiba e, na Federal, em todos os concursos, sempre aparecem questões da civilização Helênica e Latina. Este ano, alguns assuntos estão tão em evidência que seria improvável não ter alguma questão sobre a Primavera Árabe, a violência no Brasil (com grande destaque na discussão sobre a redução da maioridade penal), a política brasileira (trazendo comparativos com acontecimentos recentes e governos de Getúlio Vargas e Juscelino K. de Oliveira), a eleição do Papa (ligada a questões históricas como Reforma e Investiduras Medievais) e a Guerra de Secessão Americana (suas causas e consequências). Outra boa dica é assistir o filme Lincoln.

Nos assuntos tradicionais: Renascimento, um pouco de Guerra Fria e Nova Ordem Mundial – destacando o tão afamado liberalismo e globalização. Se puder estudar mais um pouquinho, aposte no coronelismo na República Velha e na atualíssima PEC37.

Pedro Alexandre Negrello, professor de História do Curso Apogeu.