O planejamento de estudo do vestibulando deve prever muitas horas de estudo, mas sem esquecer os momentos de lazer, descanso e – sim – as atividades físicas. Os exercícios são grandes aliados na administração do estresse, caracterizado por intensa descarga adrenérgica, causada pelas pressões decorrentes do processo seletivo.

Não há uma ou outra atividade física que seja mais indicada; o ideal é escolher aquela com que se tem mais afinidade. Há pessoas que precisam de atividades que exijam uma carga maior e, outras, as mais suaves – mas devem ser realizadas de maneira sistemática e regular, para que gerem efeitos. O Colégio Americano de Medicina do Esporte, instituição internacional que estabelece diretrizes para a prática de atividade física, recomenda a prática de 30 a 60 minutos, cinco vezes por semana, com intensidade moderada.

A prática de atividades físicas, quando realizada na companhia de outras pessoas, pode servir inclusive como momento de socialização. Outra questão a ser destacada é o controle de peso: geralmente, nessa fase de concurso, por conta da ansiedade, a pessoa pode acabar tendo uma dieta calórica superior ao que ela normalmente consome. O exercício, nesse ponto, também pode servir como auxílio no controle do peso.

Além disso, a prática de esportes também melhora a capacidade cardiorrespiratória e a vascularização do organismo, que podem se estender para uma melhora na oxigenação do cérebro e na capacidade de concentração.

Rodrigo Cribari Prado, professor de Educação Física da UniBrasil