A CGDA, área que analisa novos projetos de teledramaturgia da Globo recebeu, no início de julho, a sinopse de uma produção de época, com pegada bem diferente de tudo que se realizou até agora em Malhação.

A ideia dos autores Maurício Gyboski e Rodrigo Ribeiro é promover uma volta ao passado, ao início dos anos 80, usando como gancho ou tiro de partida, o boom que existiu na ocasião em cima das academias de ginástica.

Personagens da primeira temporada como a diretora Paula, vivida por Silvia Pfeifer, só que em versão adolescente. E o nascimento do Mocotó, que projetou André Marques, com a turbulenta história de seus jovens pais, também seriam resgatados.

O trabalho dos novatos Gyboski e Ribeiro, avaliado por autores e diretores mais experientes da Globo, é elogiado e visto como uma sacudida que há muito tempo Malhação está precisando.

Porém, para que exista um passo seguinte, ainda falta o principal, que é a posição oficial dos que realmente decidem. E por aí se entenda, Carlos Henrique Schroder e Manoel Martins.


TV Tudo

Pesquisa de audiência – 1
A entrada da alemã GFK – considerada uma das maiores empresas de pesquisa do mundo – no mercado brasileiro, para medição de TV, continua sendo discutida pelos principais executivos das diversas emissoras.

Todas, mesmo a Globo que não tem participado das reuniões mais recentes, parecem concordar.

Pesquisa de audiência – 2
A Globo, embora concorde com a chegada da GFK, só pretende se envolver mais seriamente no assunto, a partir do fornecimento dos primeiros resultados.

O prazo prometido para implantação é de 18 meses. A GFK se compromete ainda se utilizar do que existe de mais moderno, em termos tecnológicos, além de apresentar uma mostra muito superior a que hoje é fornecida pelo Ibope.

Sorte está lançada
A chegada e implantação da GFK, segundo o que é projetado nas reuniões, deve provocar uma forte reviravolta no mercado.

É importante, por fim, considerar que em país nenhum do mundo existem duas empresas trabalhando com pesquisas de TV. Até porque trata-se de um serviço, nas duas pontas, muito caro. Tanto para quem realiza, como para quem assina.

O SBT comprou
Águias da Cidade, do Discovery, inédita na TV aberta, acaba de ser comprada pelo SBT.

Trata-se de uma série documental, em vários episódios, sobre a rotina dos pilotos, médicos e enfermeiros do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Produção da Mixer.

A data de exibição ainda será fixada.

Futebol
Nesta sexta-feira, 4 da tarde, assim como o SporTV, a Globo também vai transmitir o amistoso Barcelona e Santos, que marca a estreia oficial do Neymar no clube catalão.

Narração de Galvão Bueno e comentários de Arnaldo Cezar Coelho, Casagrande e Caio Ribeiro, com reportagens de Mauro Naves e Renato Peters.

O que é aquilo?
Parece que as mudanças prometidas para o Primeiro Jornal, da Band, se limitaram a uma coisinha ou outra.

E, por coisinha ou outra, se entenda um pão de queijo e um copo d’água sobre uma bandeja na bancada. Parece despacho.

Vida nova – 1
No sentido inverso de outras emissoras, a TV Cultura vai abrir vagas para o seu jornalismo, mais especialmente para repórteres e editores.

A criação de um jornal para a hora do almoço também está em estudos.

Vida nova – 2
Nos planos da TV Cultura também existe o projeto de ressuscitar a sucursal em Brasília, com uma equipe de reportagem completa.

E, outro detalhe que está sendo muito comemorado, é a promessa de que não haverá demissões.

Caiu a ficha
A direção da Record, convencida da necessidade do caso, decidiu realizar mudanças bem significativas no Melhor do Brasil, do Rodrigo Faro.

Pouca coisa deve sobrar do que hoje existe. Ontem, por exemplo, o quadro do namoro já não foi gravado.

Sujo na placa
ogo depois da conquista da Copa das Confederações, a prefeitura de Teófilo Otoni (MG) colocou dois outdoors homenageando o jogador Fred, que é natural na cidade.

Poucos dias depois, as placas foram pichadas e rasgadas. Fred passou a sofrer certa rejeição da população local, porque, segundo alguns, teria dito em entrevistas que nasceu na capital Belo Horizonte.


Bate – Rebate

  • A Play TV, na Sky, mudou do canal 86 para o 181.
  • A ESPN transmite, a partir de hoje, a Copa Audi, direto da Alemanha…
  • … Participações do brasileiro São Paulo, Milan, Manchester City e o anfitrião Bayern de Munique…
  • … Duas duplas irão se revezar na cobertura da competição, a primeira com Paulo Andrade e Mauro Cezar Pereira e a outra Rogério Vaughan e PVC.
  • Já se fala numa possível volta do Luciano Faccioli para a Record, para reforçar os seus jornais da manhã…
  • … Mas, segundo se informa, isto esbarra em alguns impedimentos.
  • Oscar Schmidt será o entrevistado da Marília Gabriela , domingo, no SBT.
  • Em um momento bem interessante em Amor à Vida, Luis Mello também é destaque nas chamadas de O Cravo e a Rosa…
  • … É a próxima atração do Vale a Pena Ver de Novo, na Globo, a partir de segunda-feira.

C´est fini

Dezenas de crianças estiveram na sede da Band, em São Paulo, para os testes da nova temporada do “Conversa de gente grande”, do Marcelo Tas.

Está tudo muito bom, tudo muito bem, mas ainda não existe previsão para o início das gravações, muito menos de sua estreia.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!