1. Universidades costumam disponibilizar um manual sobre o vestibular. Acesse o site da instituição de ensino na qual você deseja ingressar e procure por essas instruções. Ao saber qual é o formato do exame, quantas questões você terá que responder e em quanto tempo, você ficará melhor preparado e evita estresse durante a prova.
 
2. Entenada com as provas são corrigidas. O método utilizado para correção das provas do vestibular varia de acordo com a instituição de ensino. Se você não souber quais são os critérios utilizados pela universidade para a qual você vai realizar o exame, faça o mesmo que foi sugerido na dica anterior: procure pelo manual no site da faculdade. Assim você pode se programar nos estudos, escolhendo quais são as matérias que precisam de mais atenção.
 
3. Pratique preencher cartões de resposta. Mesmo quando você administra seu tempo para terminar a prova no horário correto, você ainda corre o risco de se atrasar devido ao cartão de resposta. Preencher lacunas não é tão simples quanto parece; é cansativo e pode ser demorado. Então, se você praticar, terá muito mais facilidade no momento do exame.
 
4. Faça simulados Nada funciona melhor para aprimorar seus estudos do que fazer simulados. Você pode testar seus conhecimentos e ainda praticar para o vestibular. Algumas universidades disponibilizam seus exames anteriores nos sites da instituição. Procure por eles e reserve algumas horas para treinar.