A gerente do Departamento de Fiscalização (Defis) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Vanessa Moura, ressalta a importância da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Ela explica que para uma reforma estrutural ou construção de um imóvel é necessário o estudo das condições do local onde será realizada a obra. Em caso de construção um terreno, por exemplo, é importante que engenheiros capacitados façam o estudo também dos terrenos e construções vizinhas a obra, conta.
Ela reitera que mesmo em reformas é importante ter um profissional capacitado para fazer a obra. Sempre que for mexer em pontos estruturais, na parte elétrica e hidráulica é importante ter um engenheiro conduzindo os trabalhos dos operários, ressalta Vanessa.
Um dos principais objetivos da fiscalização do Crea-PR é atuar contra os leigos que exercem atividades exclusivas dos profissionais do Conselho sem a formação técnica necessária, competindo no mercado com esses profissionais. Além disso, reduz-se a existência de atividades técnicas sem a emissão da ART e, como premissa básica, orienta-se a sociedade sobre a importância de se contratar um profissional habilitado para exercer as atividades técnicas. As inovações introduzidas desde o ano passado buscam não só a quantidade, mas também a qualidade das fiscalizações.
Assine
e navegue sem anúncios