A Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis de Curitiba (Cosedi) —  órgão subordinado diretamente ao prefeito — conta com 20 profissionais, entre engenheiros e arquitetos, que atendem 24 horas por dia (incluindo fins de semanas) solicitações do serviço 156, Ministério Público, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Fundação de Ação Social (FAS) e regionais administrativas de Curitiba. Em média, são cinco solicitações diárias vindas do telefone 156, que podem chegar a 15 em dias de muita chuva. Os engenheiros e arquitetos realizam vistorias residenciais e comerciais de imóveis com sinais de problemas estruturais, como rachaduras e fissuras; em péssimas condições de preservação, com risco de desabamento; risco de incêndio pela falta de manutenção das instalações elétricas; que têm botijões de gás instalados internamente (o que é proibido).

 

Informações sobre fiscalização vistorias

Na página da Secretaria Municipal de Urbanismo no site da Prefeitura de Curitiba (www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/equipe-smu-secretaria-municipal-do-urbanismo/160/37), no menu Informações, há orientações da Cosedi sobre cercas energizadas, para-raios, elevadores, aquecedores, incêndios, estruturas e instalações prediais e laudos técnicos.

O atendimento direto à população é feito das 14 horas às 17h30, de segunda a sexta-feira, na Rua João Gualberto, 623 – Edifício Delta, 5º andar, Torre C. O telefone para contato é (41) 3350-8871.