E se você soubesse que um terço de todo o lixo doméstico produzido é composto de material reciclável e 80% deste montante é descartado com uso em uma única vez. E, esse pequeno gesto superlota os lixões do planeta, um dos maiores problemas ambientais? Pior, se você achar que isso não é problema seu, e sim, de ambientalistas, ou das pessoas ecologicamente corretas, os ecochatos. Na contramão de ignorar atitudes simples e corriqueiras, pessoas sem formação acadêmica ou científica no que diz respeito ao meio ambiente, começaram a adotar produtos, comportamentos sustentáveis, a fim de colaborar com a saúde do planeta.

Foi o caso da professora Izabel Cavallet, que em tempos modernos, resolveu usar fraldas de pano no filho Vinícius de recente um ano de idade. Conheci as fraldas de pano através de uma amiga, que não usava, mas sabia que eu curtia causas ambientais. As reações foram as mais diversas, desde risadas me chamando de maluca, até caras de nojo e olhares julgadores. Entrei em alguns sites de lojas de produtos ecológicos e vi os preços, então aboli a ideia de vez! Eram muito caras para todo o trabalho que de que elas supostamente me dariam, no entanto Izabel pesquisou mais sobre o assunto e resolveu adotar o produto.

Fui atrás de algo que pesasse na balança a favor das fraldas e encontrei estudos que afirmavam que um bebê (por mais lindo, ingênuo e fofinho que seja) gera em seus dois primeiros anos de vida, mais de duas toneladas de lixo, só contando as fraldas descartáveis. Era demais. Olhava meu filho e só conseguia pensar na poluição que ele gerava. Resolvi comprar algumas de testes, afinal era verão, eu tava de licença maternidade (tinha tempo de lavar), e até a loja ajudou, fazendo uma promoção em alguns combos. Comprei seis trocas de uma vez (era o melhor preço) e arrisquei!

Curti desde o primeiro momento. Elas eram lindas, bem mais fáceis de usar e lavar que as de antigamente, e meu bebê se adaptou super bem. Izabel só encontro resistência na escolinha em que matriculou o filho quando voltou a trabalhar, pois lá, só se aceitavam fraldas descartáveis. Hoje eu tenho usado um pouco menos, mas mesmo assim consigo reduzir umas duas fraldas ao dia. Encontrei um equilíbrio e uma maneira de diminuir um pouquinho o peso na consciência. Mesmo não sendo o ideal acredito que já é uma contribuição legal, concluiu a professora.


DICAS

COMO CONTRIBUIR COM O MEIO AMBIENTE

  •  Evite produtos descartáveis e com excesso de embalagens.
  •  Evite comprar produtos em embalagens de isopor, este tipo de material demora aproximadamente de 400 anos para se decompor.
  •  Incentive a economia e o reuso da água e otimize a utilização da energia elétrica em sua casa.
  •  Reutilize a água sempre que possível. A água de chuva pode ser utilizada na limpeza e podemos regar as plantas.
  •  Escolha produtos que não agridem o ambiente na hora da compra.
  •  Eletrônicos têm de ser reciclados.
  •  Doe o óleo para quem recicla e se tornará um ótimo sabão. Evite o descarte para o sistema de esgoto, é altamente danoso aos corpos hídricos.
  •  Imprima somente aquilo que for necessário.
  •  Leve para o trabalho o seu próprio copo de vidro e evite usar copos descartáveis.
  •  Plante uma árvore e colabore para a absorção de até uma tonelada de gás carbônico, e retardar os efeitos do aquecimento global.
  •  Tome banhos rápidos. Banhos longos e quentes consomem muita água e energia, péssimo para o Planeta.
  •  Troque os alimentos congelados por frescos. O alimento congelado é mais caro e consome 10 vezes mais energia na sua produção.
  •  Evite comprar água em garrafas plásticas.
  •  Recicle, pois economiza recursos naturais, gera renda e reduz o volume de lixo das cidades.
  •  Leve sempre com você uma sacola retornável, evite o exagero dos sacos plásticos em suas compras.

EMPRESA DE SANDUÍCHE NATURAL FAZ A SUA PARTE

Os sócios Ângela Cristina Madalozo, Marcelo Barth e Alexandre Madalozo adotaram medidas sustentáveis na empresa de sanduíches naturais, instalada em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O processo começa desde os preparativos com os pães. As embalagens plásticas são recolhidas para coleta do lixo reciclável e as cascas dos pães das pontas, são doadas a uma instituição de cuida de meninas, para ser reaproveitada em várias receitas culinárias.

Na linha de sanduíche com hambúrguer, cerca de 80% da gordura da carne é retirada numa grelha. O local onde fica a gordura é retirado, guardado em tonéis e repassado para uma pequena fábrica de sabão, que utiliza o produto como matéria-prima.

Sempre adotamos a filosofia de fazer a nossa parte, a fim de contribuir para o bem estar geral. Contudo, não temos o retorno das nossas ações, ou seja, se o destino de plásticos, papelões, lâmpadas fluorescentes, que são depositadas na nossa empresa, pois não colocamos no lixo comum, devido ao perigo deste material, está sendo trabalhado de forma sustentável, observou Ângela.


GESTOS SIMPLES, COMO JOGAR LIXO NO CESTO JÁ AJUDAM

Paulo Roberto Castela é engenheiro agrônomo e coordenador de Educação Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Jornal BEMPARANÁ – Como qualquer pessoa, sem formação politizada sobre meio ambiente pode começar a tomar uma atitude ecologicamente correta, sem parecer militante, mas, que possa fazer diferença?
Paulo Castela — Devemos a cada gesto, um simples papel de bala descartado em local adequado, e a qualquer momento adotar atitudes sustentáveis, pensando no compromisso ético e de solidariedade com as gerações atuais e futuras.

Como exemplo, o consumo de água, ao lavarmos a louça com a torneira aberta, durante 15 minutos , gastamos mais de 240 litros de água, caso passarmos a esponja nas peças e só abrir para enxaguar, utilizaremos somente 20 litros.

BP — As políticas públicas relacionadas às questões ambientais são eficientes. Exemplifique
Paulo Castela — Temos várias leis, decretos, resoluções dos Conselhos Nacional e Estadual do Meio Ambiente, orientando as ações necessárias a Resíduos Sólidos e ao Saneamento. Devemos lembrar que até o fim deste ano, os municípios têm que apresentar os seus Planos de saneamento, e poucos estão procurando cumprir a determinação. No tratamento de esgoto, coletados e lançados em corpos hídricos, tem sido caso de polícia. As instituições não têm observado as diversas normas legais e técnicas, colocando em risco a própria saúde humana.


TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DE MATERIAIS

MATERIALTEMPO DE DECOMPOSIÇÃO NA NATUREZA
PapelDe 3 a 6 meses
TecidosDe 6 meses a 1 ano
MetalMais de 100 anos
AlumínioMais de 200 anos
PlásticoMais de 400 anos
VidroMais de 1000 anos