Horta de Janela: Sempre bem vinda!

06/09/13 às 00:00 Por Bruna Martins - arqbmartins@hotmail.com

Nos dias de hoje a grande maioria das pessoas mora em apartamento, ou em lugares com pouco espaço externo. Além disso, o acesso a temperos está cada vez mais difícil! Em mercados encontramos os temperos prontos e dificilmente o tempero in natura.

Em feiras encontramos temperos frescos, mas nem sempre o tempero que queremos! Uma saída para isso é cultivar o tempero em casa! Perto do sol e da cozinha.

Para as hortas de janela, tome o cuidado de colocar os vasinhos com terra dentro de cachepôs para ficar mais charmoso. Com eles, a horta passa a ser um elemento de decoração da cozinha!

Cuide para que os cachepôs combinem com a sua cozinha.

E para quem gosta de cor, latas diferentes!

Existem cachepôs para vários vasinhos juntos, ou várias plantas no mesmo vasinho.

Uma dica importante é no plantio das mudas: Deve ser deixado um espaço entre as plantas, elas vão dividir o ar de entorno, o substrato e o espaço do vaso. Se estiverem muito juntas as raízes vão se entrelaçar.

Dentre as espécies que podem ser adquiridas facilmente como mudas e plantadas em vasos estão:

Manjerona, Manjericão, Pimentas em geral, Orégano, Hortelã, Cebolinha e Salsinha, etc.

Camomila e Lavanda, Alecrim e Capim limão são plantas que adquirem um porte maior. Para elas o ideal é ter um vaso grande, pois podem atingir até 1 metro de altura!

Alguns temperos e ervas aromáticas não devem ser plantados junto com outras espécies, como é o caso daSalsa, do Coentro e da Erva-doce. Estas são plantas alelopáticas, ou seja, elas tem a propriedade de inibir o crescimento e floração de plantas que estejam junto a elas!

Já algumas plantas são ótimas companheiras. Algumas plantas aromáticas, como o Hortelã! Este é um bom parceiro na horta, pode repelir insetos e melhora o desenvolvimento de alface e de melissa.

E que tal poder levar sua horta para onde quiser? Em Saquinhos as plantas podem ser posicionadas ao sol, podem ser mais práticas no manuseio das mudas e na limpeza!

E agora, que tal começar a sua?

0 Comentário

Você precisa acessar o seu perfil para comentar nas matérias.

Últimas de Casa em verso
Casa em verso Moderno
Blogs
Ver na versão Desktop