Pela primeira vez, Curitiba terá uma Política Municipal de Educação para o Trânsito.  A mensagem que encaminha à Câmara Municipal o projeto de lei sobre o assunto foi assinada ontem pelo prefeito Gustavo Fruet, durante a abertura da Semana Nacional de Trânsito 2013 em Curitiba. O texto prevê uma série de ações a serem adotadas pelo poder público, em parceria com a sociedade, para consolidar um novo conceito de trânsito e mobilidade, que privilegie a convivência, o respeito e a paz no trânsito.
A elaboração do projeto teve participação da população curitibana, que contribuiu com sugestões em audiências públicas organizadas pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) em todas as administrações regionais da cidade.

Queremos trabalhar na prevenção e na educação, para mudar para melhor o comportamento no trânsito, melhorando a mobilidade e poupando vidas, disse o prefeito durante na abertura da Semana, que acontece no Sest Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem de Transporte), no bairro Boqueirão.
Fruet lembrou que a implantação da Política Municipal de Educação para o Trânsito faz parte de um conjunto de medidas adotadas pela Prefeitura na área. Também criamos outros instrumentos para a melhoria do trânsito na cidade, como o  Conselho Municipal de Trânsito e a Coordenadoria de Mobilidade Urbana, disse.
O projeto que a Prefeitura envia para votação na Câmara estabelece que a Política Municipal de Educação para o Trânsito será desenvolvida em escolas públicas e particulares, nas comunidades locais, em empresas e outros segmentos da sociedade.