A greve dos bancários de Curitiba e região entra nesta quinta-feira (03) no seu 15º dia. A novidade é que ontem, a Justiça concedeu uma liminar em mandado de segurança que derruba a decisão judicial anterior concedida ao banco Bradesco. Ou seja, a partir de agora, o banco Bradesco fecha suas portas novamente. A decisão anterior previa multa diária de R$ 50 mil por agência fechada, o que não tem mais validade.

O relator da decisão do mandado de segurança considerou que as provas apresentadas para a concessão do interdito (fotos de faixas e de grevistas e clientes em frente às agências) “não expõem qualquer conduta fora dos limites do movimento paredista. Mostram, apenas, algumas pessoas agrupadas de forma pacífica, sequer sendo possível identificar tratar-se de clientes ou empregados, além de faixas e cartazes indicando a paralisação”. O juízo considerou, ainda, que não foram relatados abusos, coações ou violência.

O Sindicato dos Bancários considerou a decisão uma vitória para a classe. A Justiça está entendendo que a greve deste ano é por adesão e muito forte!, comemora Otávio Dias, presidente do Sindicato. O mandado de segurança foi impetrado pelo Sindicato dos Bancários de Curitiba e região e é válido para as cidades de Curitiba, Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Quatro Barras e Tunas do Paraná.

Outros bancos – Já o interdito concedido ao HSBC continua valendo e algumas agências permanecem abertas.