Depois da decisão da ex-ministra Marina Silva de se filiar ao PSB, o PPS do Paraná aprovou na segunda-feira a indicação da ex-vereadora de São Paulo e ex-apresentadora de televisão, Soninha Francine para pré-candidata à presidência da República em 2014. Lideranças e militantes entendem que o partido deve ter candidatura própria para a disputa. O presidente do partido no Estado, deputado federal Rubens Bueno, argumenta que Soninha representa uma candidatura alternativa aos nomes que foram expostos até o momento. Segundo ele, a ex-apresentadora da extinta MTV significa o desejo do povo que saiu nas ruas para protestar contra os desmandos do governo. É um nome sintonizado com a juventude e com as redes sociais.

Titulares
O PPS tentou até o último minuto atrair Marina. Antes disso, o partido já havia oferecido legenda ao ex-governador de São Paulo, José Serra, que preferiu permanecer no PSDB.

E-Paraná adiada
Um pedido de vistas do líder da oposição, deputado Elton Welter (PT), adiou de ontem para hoje a votação de parecer da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa sobre projeto do governo Beto Richa que cria a E-Paraná Comunicação (antiga Rádio e TV Educativa do Estado), como pessoa jurídica de direito privado, sob a modalidade de serviço social autônomo, organização sem fins lucrativos e de interesse coletivo, vinculada a Secretaria de Estado de Comunicação Social. A proposta, que já tem pareceres favoráveis da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Finanças, é polêmica e enfrenta a resistência de parlamentares oposicionistas e entidades de classe. O governo alega que ela garantirá mais autonomia e flexibilidade para que a E-Paraná promova contratações e invista em melhorias na sua programação. Os críticos da iniciativa dizem que o projeto não aponta a contratação de funcionários por concurso público, nem a autonomia na produção jornalística em relação ao governo.

Reconhecimento
Nem só de críticas ao governo vive a oposição na Assembleia. Ontem, o líder da bancada do PT, deputado estadual Tadeu Veneri, fez discurso destacando a importância da nomeação dos 87 defensores públicos pelo governador Beto Richa. Reconhecemos a iniciativa do governador. A luta pela criação da Defensoria Pública do Paraná não pertence a um deputado, a um governador, mas ao povo do Paraná. É um passo histórico, disse Veneri, um dos criadores do Movimento Defensoria Já. A nomeação dos advogados aprovados em concurso público acontece cinco meses depois da criação da Defensoria Pública.

Voto aberto
A AL aprovou, ontem, em segundo turno Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que suprime artigo que previa voto secreto para a decisão do Legislativo sobre a prisão e autorização da formalização de culpa de parlamentar flagrado ao cometer crime inafiançável. A PEC passou em segunda discussão com 44 votos favoráveis e nenhum voto contrário.

Copa
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) divulga hoje mais dois relatórios sobre as obras para a Copa de 2014 no Paraná. Um deles envolve os repasses de dinheiro público às obras do estádio Arena da Baixada. O outro apontará a situação atual das obras de mobilidade urbana realizadas na Região Metropolitana de Curitiba.

Comissionados
O TCE deu prazo de seis meses para que a prefeitura de Francisco Beltrão (região Sudoeste) realize concurso público para o cargo de assessor jurídico. Em inspeção realizada em 2011, técnicos do tribunal comprovaram que o cargo de assessor jurídico da administração municipal era exercido por ocupantes de cargos em comissão. Norma do TCE que estabelece que essa função deve ser exercida exclusivamente por servidor efetivo.

Transparência
A Rede de Controle da Gestão Pública do Paraná (RCGP-PR), apresenta hoje o projeto do Portal da Transparência dos Municípios. A ferramenta será disponibilizada, de forma gratuita, às cidades paranaenses que ainda não cumprem a Lei de Transparência e ou a Lei de Acesso à Informação. Pelo menos 60 municípios já manifestaram interesse em aderir ao sistema.

Em alta
Depois de mais de seis anos tramitando no Congresso Nacional, a PEC da Música, como ficou conhecida, saiu do papel e passa a valer como lei. Foi promulgada a emenda e passa a isentar o setor da cobrança de impostos, o que deve baratear a produção de CDs e DVDs no país.

Em Baixa
O número de agressões a jornalistas e de vandalismo a veículos de empresas de comunicação mais do que dobrou nos últimos 12 meses no Brasil. Desde outubro do ano passado, foram registradas 136 violações, contra 51 casos entre outubro de 2011 e outubro de 2012, com crescimento de 166,6%.