À meia noite de domingo (20) chegou ao fim a 30ª edição da Oktoberfest Blumenau. Neste ano, 451.523 pessoas marcaram presença na maior festa alemã brasileira. O número é 23% menor do que o público registrado na edição de 2012. Apesar disso, o número de ingressos vendidos foi de 275.062, um aumento de 18% em relação à edição anterior. Essa elevação no índice de compra aconteceu mesmo havendo dois dias a mais de gratuidade na edição de 2013, além dos já tradicionais 1º e último dia, que têm catraca livre.

Segundo Ricardo Stodieck, presidente do Parque Vila Germânica e secretário de Turismo de Blumenau, grande parte desse aumento na venda de ingressos se dá pela diminuição significativa do número de cortesias distribuídas este ano. Ricardo ainda lembra que a 30ª Oktoberfest teve um dia a menos que a edição passada e que ela começou numa data em que muitos dos trabalhadores ainda não haviam recebido seu salário. “Levando todos esses fatores em consideração, os resultados dessa edição da festa foram muito bons”, complementa o secretário. A 30ª edição da Oktoberfest teve o apoio da Secretaria Estadual de Turismo, e o patrocínio do Bradesco, Sky, Tim e Hering.

No total, foram 18 dias de muita música, chope, gastronomia típica e desfiles oficiais. Sheila Ewald, de 22, anos, natural de Blumenau, foi eleita a rainha da festa.