Os hospitais filantrópicos brasileiros tiveram um aumento do incentivo pago às instituições filantrópicas e santas casas. Para as instituições paranaenses, estão destinados R$ 103.378.358. Ao todo, 73 instituições dos municípios de Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Mandaguari, Maringá e Umuarama, além de instituições estaduais, serão beneficiadas com os repasses.

Em todo o Brasil, o montante deve gerar um impacto financeiro de R$ 1,7 bilhão em 2014. Outra medida é a lei que estabelece um programa para renegociação de dívidas das santas casas junto à União. A Lei 12.873 foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff na semana passada. Segundo estimativas do Ministério da Saúde, as ações permitirão aumentar o número de cirurgias feitas anualmente no SUS por estas instituições em 236 mil. As medidas visam fortalecer a atuação dos hospitais filantrópicos e santas casas assistência a pacientes atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS).

As ações são muito importantes, pois vão possibilitar um incremento de exames e cirurgias no SUS, destacou a ministra-chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann. Para ela, as medidas estimulam melhorias no atendimento à população e mais uma ação de apoio do governo federal para a melhoria da saúde no Paraná.

O tempo para pagamento de empréstimos realizados junto à Caixa Econômica Federal (CEF) passou de 80 para 120 meses com juros de 1% ao ano. O objetivo é ampliar as opções para sanar dívidas dos hospitais, com mais tempo para a quitação de empréstimos.