Dia quatro de dezembro de 2011. Com gol de Guerrón, o Atlético-PR venceu o Coritiba na Arena da Baixada por 1 a 0. O resultado não foi suficiente para o Furacão escapar do rebaixamento, mas tirou o arquirrival da Libertadores.

O clássico Atletiba que encerrou o Campeonato Brasileiro de 2011 foi o último do rubro-negro na Arena da Baixada – o estádio foi fechado para obras por conta da Copa do Mundo do ano que vem.A expectativa era de dias difíceis até que o Furacão pudesse retornar para casa, maso que se viu foi o contrário.

Após o sofrido acesso na temporada passada, o rubro-negro esqueceu da Arena e ainda aprendeu a jogar longe de sua torcida. Não à toa a equipe faz ótima campanha no Brasileiro – é a segunda colocada, com 58 pontos em 33 jogos.

Como mandante, o Furacão tem aproveitamento de 74,5% dos pontos disputados, ficando atrás apenas de Cruzeiro (86,3%) e Atlético Mineiro (77,1%) – esta é a melhor campanha do time paranaense como mandante desde 2007 (veja abaixo).

Fora de casa, o Atlético-PR tem aproveitamento de 41,7%, a sexta melhor campanha como visitante neste Brasileirão e, novamente, a melhor da equipe desde 2007.

Reta final longe de Curitiba

Jogando na Vila Capanema, o Atlético-PR já provou ser praticamente imbatível – foi derrotado apenas pelo Vitória neste Brasileiro, por 5 a 3. Mas o massacre em cima do São Paulo (3 a 0) no último domingo (10) foi a despedida do Furacão de sua “casa alugada”.

É que o clube foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e perdeu dois mandos de campo por conta dos incidentes ocorridos no clássico contra o Coritiba, no dia 6 de outubro. Assim, o Atlético-PR terá de enfrentar o Náutico [36ª rodada] e Vasco da Gama [38ª rodada] a pelo menos 100 quilômetros de Curitiba. Provavelmente a equipe irá atuar em Joinville, na Arena Joinville.

Campanhas Atlético-PR (aproveitamento – colocação):

Mandante
2007: 68,4% (4º)
2008: 63,2% (11º)
2009: 57,9% (11º)
2010: 73,7% (2º)
2011: 56,1% (13º)
2012: Série B
2013: 74,5% (3º)

Visitante

2007: 26,3% (15º)
2008: 15,8% (18º)
2009: 26,3% (12º)
2010: 31,6% (10º)
2011: 15,8% (pior campanha, junto com o América-MG)
2012: Série B
2013: 41,7% (6º)