Curitiba recebe na quinta-feira o 1º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, evento inédito no país que irá promover discussões e debates sobre soluções, desafios e oportunidades geradas a partir do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para o aprimoramento da gestão pública. As TIC são a base para o desenvolvimento de cidades digitais, e englobam equipamentos e serviços voltados à integração desses sistemas, como a disponibilização de Wi-Fi gratuito em espaços públicos e softwares para desenvolvimento de governo eletrônico (E-Gov). 

Este encontro é realizado pela Rede Cidade Digital (www.redecidadedigital.com.br), uma iniciativa da RCD – Sistemas de Comunicação que tem o propósito de atuar como mediadora na comunicação entre as cidades e pessoas que buscam a integração virtual de suas localidades por meio do sistema Cidade Digital.
O Paraná, de acordo com levantamento feito pela Rede Cidade Digital, possui em torno 80 localidades com iniciativas desta natureza. Vamos reunir o máximo possível de instituições, empresas e pessoas envolvidas em ações ligadas a cidades digitais, para que os públicos obtenham o máximo possível de informações e de conhecimentos, afirma o diretor da Rede, José Marinho.