Foram divulgadas nesta segunda-feira (25), na página do facebook do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, as primeiras fotos do exoesqueleto desenvolvido pelo Projeto Andar de novo (Walk Again Project). Em Paris, Nicolelis divulgou imagens e um vídeo mostrando os movimentos da estrutura metálica sustentando um boneco.
O exoesqueleto seria conectado ao cérebro do paciente, que poderia controlar as partas mecânicas do aparelho como se fossem partes do seu próprio corpo. Sendo assim, uma pessoa poderia andar e realizar outros movimentos, como chutar uma bola. O projeto visa selecionar um jovem paraplégico para dar o pontapé inicial na Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
Em São Paulo, na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) estão sendo realizados exercícios de preparação com candidatos a vestir o exoesqueleto desde o início de novembro. Nicolelis, que irá dirigir um laboratório para os testes em São Paulo, declarou que partes do equipamento já foram testadas em humanos.
O projeto que trabalha no equipamento reúne aproximadamente cem cientistas, entre brasileiros, europeus e americanos. O Walk Again Project é uma parceria entre instituições nas cidades de São Paulo, Natal, Lausanne (Suíça), Berlim, Munique e a Universidade Duke (EUA).
O exoesqueleto pertence à linha de pesquisa interface cérebro máquina, que também já desenvolveu uma mão virtual para macacos, que conseguiam movimentar e sentir reações quando movimentavam o aparelho.