A EBS – Estação Business School, uma das escolas de negócios mais reconhecidas do Brasil, começa o ano de 2014 com duas importantes parcerias e ao longo do ano pretende fazer pelo menos dez outras, entre as quais uma parceria com o Sindimetal. As duas primeiras parcerias foram com a Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC) para realização de cursos em Gestão Pública, principalmente para os municípios brasileiros melhorarem a capacitação de seus gestores, tanto os estratégicos (aqueles que tomam decisões como os secretários) como os operacionais (aqueles colaboradores que efetivamente fazem as coisas acontecerem. Uma segunda parceria foi com a Bematech para atender os mais de cinco mil pontos de revenda e de assistência técnica espalhados por todo o Brasil. Conversamos com o fundador e diretor presidente da EBS, que é Ph.D. em Economia e autor de oito livros de Economia, o professor Judas Tadeu Grassi Mendes:

Por que a parceria com a Fundação iFHC?
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso propôs uma parceria com a EBS, para juntos ofertarmos cursos online em gestão pública, por ser uma das áreas mais carentes e justifica: basta dizer que o setor público fica com 36,5% do PIB em impostos, mas só investe em infraestrutura algo como apenas 1% do PIB.  O site deste programa é: www.gestaobrasil.com

E a parceria com a Bematech?
A parceria com a Bematech visa atender as necessidades de pequenas empresas que dão assistência técnica e muitas delas são pontos de revenda de equipamentos e na condição de micro e pequenas empresas têm seus desafios de gestão, tais como planejar-se estrategicamente, gerenciar seus custos e fazer gestão financeira de seus negócios, a questão tributária é também um outro desafio. O site deste programa é: http://bematech.ebs.edu.br

Quais os principais diferenciais destes dois programas
São muitos os diferenciais, mas os mais destacados são:Módulos de formação em Administração Pública e em gestão empresarial ministrados;Módulos de caráter aplicado, com ferramentas de gestão; Plataforma virtual (EAD) de última geração; Material didático de alta qualidade pedagógica; Cada módulo tem cinco videoaulas, sendo que cada videoaula tem pelo menos 15 minutos de gravação com o professor; O visual das aulas é diferenciado, com apresentação dinâmica em PowerPoint; Exercícios para que o aluno possa praticar; Avaliação de conhecimento com provas do tipo randômico; Certificação acadêmica expedida pela EBS.
E outras parcerias para 2014, como a do Sindimetal?
O ano de 2013 foi para a EBS chegar a um modelo de cursos online realmente diferenciado, com toda a tecnologia desenvolvida com estúdios para gravação e edição.  Há várias associações e organizações com negociação em andamento para que a EBS venha a ofertar cursos online de caráter livre, mas de qualidade e com certificação de uma escola de excelência. Entre estas negociações esperamos sim ter uma parceria com o Sindimental para atender as centenas de empresas que estão vinculadas a este importante sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná, que é filiado à FIEP-Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

Curtas

*  Os  empresários e representantes de entidades que apostam no turismo de negócios e eventos em Cascavel (PR) já têm um plano de ação para o desenvolvimento do setor até 2016. O planejamento dos grupos que integram o setor, cujo potencial foi identificado há aproximadamente um ano, foi finalizado recentemente durante uma oficina organizada pelo Sebrae no Paraná. Os representantes dos 15 grupos envolvidos com o tema, formados por entidades públicas e privadas, definiram tarefas a serem executadas pelas instituições nos próximos anos. As propostas serão homologadas em fevereiro de 2014.

*  Vocação Exportadora do Sul atrai FedEx. Multinacional abre centro de distribuição em Curitiba e região se configura como importante ponto estratégico para a empresa no mercado brasileiro e internacional. Foi de olho na vocação exportadora do Sul que a norte-americana FedEx Express resolveu investir em Curitiba. Desde outubro do ano passado está em operação na capital paranaense um centro de distribuição da empresa de entregas de encomendas. A escolha pela região não veio por acaso. O Paraná é considerado um ponto estratégico para a Fedex.

Frase

Não sou um produto das minhas circunstâncias, sou um produto das minhas decisões.
(Stephen Covey)