Famosos no Brasil e no exterior, os parques de Curitiba são boa opção para quem passa as férias na cidade. São 21 parques que somam em torno de 20 milhões de metros quadrados de área verde.  Uma eleição realizada em 2013 pelo maior site de viagens do mundo, o TripAdvisor , acessado por 200 milhões de pessoas a cada mês, apontou dois deles na lista dos dez melhores da América do Sul: o Tanguá e o Barigui. Os resultados foram apresentados na categoria Parques do prêmio Travellers´ Choice 2013.

Curitiba é a cidade que tem os parques mais bonitos do Brasil e este é o parque mais bonito de Curitiba, afirmou o turista paulistano José Gomes de Souza, em visita ao Parque Tanguá nas férias da família. Acompanhado da esposa Marilene e do filho Leonardo, de 18 anos, Souza destacou a manutenção e preservação do local. Esta foi a segunda vez deles no parque. Voltamos aqui porque achamos o Tanguá muito bem cuidado e com uma beleza extraordinária, disse o turista.

Descrito pelos internautas do site TripAdvisor como o melhor lugar de Curitiba para ver o pôr-do-sol , o Tanguá foi citado como um belo local para fotos e caminhadas. A vegetação e a paisagem do parque também foram citadas como destaques. Outras importantes atrações do local são o mirante de 65 metros de altura, a cascata e o jardim em estilo francês, em homenagem ao artista plástico Poty Lazzarotto. O Tanguá possui ainda um túnel escavado na rocha, que une os dois lagos.

Esta diversidade de atrações é o que mais atrai o supervisor industrial, Gabriel Pacheco dos Santos, que passeia no Tanguá frequentemente com a sua família. Há muitos detalhes diferentes aqui, como o túnel e o mirante, que tornam este parque um lugar único, disse. Morador em Curitiba, ele afirmou que conhece todos os parques da cidade, mas que o Tanguá é o seu preferido.

Acompanhado da filha Priscila, da esposa Claudete e da mãe Maria, ele contou que, recentemente, a família recebeu uma hóspede de Pernambuco, que visitou o Tanguá e adorou o passeio. O parque é lindo durante o dia, mas a noite fica ainda mais belo com as luzes que iluminam a vista, disse.

Com área de 235 mil metros quadrados e situado nas antigas pedreiras junto ao Rio Barigui, no extremo norte de Curitiba, o Parque Tanguá foi escolhido pelo site TripAdvisor com o quinto melhor parque do Brasil e o oitavo da América do Sul . O Barigui, considerado o parque mais popular da cidade, com 1,4 milhão m2, situado entre os bairros Bigorrilho e Santo Inácio, obteve a sétima colocação no ranking brasileiro e a décima da América do Sul.

Estes resultados comprovaram o reconhecimento dos parques de Curitiba por seus moradores e também pelos turistas nacionais e internacionais, já que o alcance do site TripAdvisor é mundial, afirma o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima.

Mais áreas

No ano passado duas Unidades de Conservação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o Parque Tingui e o Bosque do Trabalhador, ganharam 60 mil metros quadrados a mais de área. As novas dimensões foram resultado da incorporação de novas áreas do município aos equipamentos.

As novas áreas ampliam o maciço vegetal já existente naquelas unidades, com a finalidade de preservação ambiental, fortalecendo a fauna e a flora da região e valorizando a biodiversidade, explica Renato Lima.

Ele informa que a Sociedade Paranaense da Vida Selvagem (SPVS) elaborou um levantamento sobre 90 áreas de importância ambiental dentro de Curitiba. As novas áreas incorporadas às unidades apresentaram relevância ambiental significativa face à vegetação (bosques) existente. Somado a isso às suas localizações, as transformações foram propostas.

A importância da incorporação dessas áreas verdes aos parques está devidamente ligada à qualidade de vida da população, informa o secretário. Além de proteção da área de bosque nativo, os moradores poderão contar com mais um espaço protegido, que proporcionará lazer contemplativo e atividades ao ar livre.

As novas áreas têm a finalidade principal de proteção e integração com as demais áreas dos parques. O Parque Tingui, que tinha 380 mil metros quadrados, passou a ter 427 mil. A área do Bosque do Trabalhador saltou de 210 mil para 222,1 mil metros quadrados.

Situado na Cidade Industrial de Curitiba, o bosque é uma homenagem aos trabalhadores curitibanos. Segundo levantamento feito pelo Museu Botânico Municipal, o Bosque do Trabalhador tem vegetação remanescente ou de capões da floresta de Araucárias (Floresta Ombrófila Mista), numa associação do Pinheiro-do-Paraná com Erva Mate, Imbuia e Pinheiro-Bravo.

O Parque Tingui faz parte de um programa que prevê a implantação de Rios-Parques na cidade de Curitiba, como indutores da conservação ambiental e da proteção das áreas sujeitas a inundações. Neste caso a proposta é um parque em toda a extensão do Rio Barigui, unindo o Tingui ao parque Barigui e aos novos a serem criados. Com o propósito de gestão de risco, saneamento e preservação ambiental, o parque alterna em sua pista de caminhada paisagens de lagos, pontes e mata nativa, percorridos ao lado do Rio Barigui.

Revitalização

Localizado no bairro Vista Alegre, o Bosque Gutierrez terá a partir de 2014 as suas instalações totalmente revitalizadas, o que inclui obras de melhoria de iluminação interna e externa, gradis, revisão de lajes e instalações sanitárias, execução de rampa de acesso, calçamento, drenagem e muro de arrimo em concreto armado, entre outras. O processo licitatório foi concluído e as obras terão início no próximo ano.

O Bosque Gutierrez foi fundado em 1986 e tem 35,5 mil metros quadrados de área. Entre outros atrativos, o local conta com fonte d´água e trilhas de observação que cortam o bosque repleto de árvores nativas. O Memorial Chico Mendes, inaugurado em 1989 dentro do Bosque, presta uma homenagem ao líder seringueiro morto no Acre.

Novo parque

Em dezembro do ano passado foi inaugurada a primeira etapa da mais nova área verde da cidade, o Parque das Várzeas do Atuba, no bairro Santa Cândida. Com área aproximada de 152 mil metros quadrados, a área possui bosque nativo relevante. O objetivo principal do novo parque, além de opção de lazer para a comunidade, é assegurar a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental da área e das margens do Rio Atuba e seus afluentes, explica Renato Lima.