A Secretaria Municipal de Trânsito está testando um novo material para aplicação em faixas de pedestres e ciclovias, de forma a aumentar a segurança de quem circula pela cidade. Faixas com a nova tecnologia foram colocadas ao longo da semana em várias pontos da região central e Centro Cívico.

Na noite de sexta-feira (31), o prefeito em exercício Paulo Salamuni e o secretário de Governo, Ricardo MacDonald Ghisi, acompanharam a implantação de novas faixas na Avenida Sete de Setembro, perto do Shopping Curitiba e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

As faixas especiais são feitas com plástico a frio bicomponente, um material mais reflexivo e antiderrapante, de tecnologia alemã. O material não retém a água, que escorre por sua estrutura. Dessa forma, há uma melhora na visibilidade das faixas nos dias chuvosos. A Setran fará análises do material e de sua durabilidade durante 12 meses.

As primeiras faixas com a nova tecnologia foram colocadas nesta semana na região central da cidade, em alguns cruzamentos da Travessa da Lapa – com as ruas Marechal Deodoro, Pedro Ivo e José Loureiro – e no cruzamento das ruas Marechal Deodoro da Fonseca e Mariano Torres, incluindo a ciclovia que passa pelo local. O material também foi colocado na faixa de ciclovia na Rua Lysimaco Ferreira da Costa, no Centro Cívico.